Por Natália Lindoso* para o Agazeta.net
O Rio Juruá se aproxima de 13 metros que é a cota de alerta do município, segundo a Defesa Civil. A medição da última quarta-feira (05), mostrou que o rio estava com 12,85 metros. Em Cruzeiro do Sul, autoridades se reuniram para discutir estratégias e colocar em prática o Plano de Contingência.
De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a prefeitura do município e a Defesa Civil elaboraram um Plano de Contingência, ainda no ano passado, caso o rio ultrapassasse a cota de transbordamento, e fosse necessário a retirada de famílias.
“Quando isso acontece, a gente aciona todas as nossas equipes que a gente tem disponíveis na Prefeitura, onde a gente possa preparar os ambientes, preparar os abrigos, ter as equipes para coordenar esse trabalho, botar à disposição barcos, carros”, diz.
A secretária de Assistência Social de Cruzeiro do Sul, Iuca Santos, destacou que a secretaria do município conta com estrutura para acompanhar atingidos por uma possível enchente.
“Se for necessário, se o rio vier a transbordar, estamos prontos para acolher as famílias, recebermos as famílias com alimentação, com material de higiene que elas receberam dentro dos abrigos, para manter a limpeza e também ali com os nossos orientadores sociais e com nossa equipe técnica, que é o psicólogo, assistente social, estaremos ali prontos para acompanhar essas famílias e orientá-los”, afirma.
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida