O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) divulgou nesta segunda-feira (20) uma atualização sobre a situação da distribuição de água na cidade, após dias de instabilidade no abastecimento. Em vídeo publicado no perfil oficial do órgão no Instagram, o presidente Enoque Pereira explicou que o problema está relacionado ao aumento da turbidez da água bruta captada do rio, o que tem dificultado o processo de tratamento nas estações.
Segundo o gestor, o fenômeno, popularmente conhecido como “água toldada” é resultado da presença excessiva de argila e matéria orgânica na água captada, o que exige ajustes técnicos para manter os padrões de potabilidade.
“Desde o dia 10 para cá, a turbidez do rio disparou. Chegamos a mais de 2.000 e estamos há nove dias consecutivos acima de 1.000. A ETA não consegue tratar acima de 800 turbidez, então tivemos que reduzir a vazão em mais de 20%, somando as duas estações”, explicou Enoque.
Atualmente, a ETA 2 trata cerca de 1.000 litros por segundo e a ETA 1 cerca de 600, totalizando 1.600 litros por segundo em condições normais. No entanto, por causa da turbidez elevada, a produção foi temporariamente reduzida para 1.200 litros por segundo, o que explica a redução no volume de água distribuído aos bairros da capital.
O presidente informou que, neste fim de semana, a turbidez apresentou leve melhora, permitindo aumento gradual da vazão na ETA 2, mas o sistema segue em atenção constante.
“Hoje voltamos a subir um pouquinho a ETA 2, estava em 850, passamos para 1.000, mas tivemos que reduzir para 930 para que a água não saia suja para a sua casa. Estamos tentando equalizar essa situação e gerenciando da melhor forma possível”, afirmou.
O Saerb reforçou que a prioridade é garantir a qualidade da água enviada à população, mesmo que isso signifique reduzir temporariamente a quantidade distribuída.
“Peço que a população tenha um pouquinho de paciência, faça bom uso da água e evite o desperdício, para que o vizinho também receba”, destacou Enoque Pereira.
A Prefeitura de Rio Branco informou que as equipes seguem monitorando a situação diariamente e trabalhando para normalizar o abastecimento assim que os níveis do rio voltarem à estabilidade.
O órgão reafirmou o compromisso com a qualidade e regularidade do serviço, e garantiu que continuará divulgando atualizações sobre o sistema de abastecimento nas redes oficiais site indexer.
Acompanhe o vídeo na íntegra:
Ver essa foto no Instagram



