O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) divulgou, nesta sexta-feira (15), uma nota oficial sobre a crise no abastecimento de água na capital acreana. A manifestação ocorre após o colapso da estrutura flutuante da Estação de Tratamento de Água I (ETA 1), na madrugada de quinta-feira (14), que agravou ainda mais a situação, já comprometida pelo problema semelhante ocorrido três dias antes na Estação de Tratamento de Água II (ETA 2).
Com isso, 100% do sistema de abastecimento de Rio Branco foi paralisado, afetando a população e serviços essenciais. Segundo o Saerb, as equipes seguem mobilizadas para restabelecer a captação o mais rápido possível. Na nota, o órgão informou que as ações para a retomada do abastecimento continuam, apesar das dificuldades impostas pelo período chuvoso.
“O novo flutuante, com os conjuntos motor-bomba da ETA I, está praticamente concluído e, em seguida, será posicionado em sua captação, com previsão de religamento ainda hoje.”
Sobre a ETA 2, o Saerb explicou que os esforços estão concentrados em um conserto paliativo da adutora de 800 milímetros, rompida durante a madrugada. O dano na tubulação comprometeu o transporte de água da captação até a estação de tratamento.
“Quanto à captação da ETA II, os trabalhos estão sendo direcionados para o conserto, ainda que paliativo, da adutora que leva água da captação até a estação de tratamento, enquanto a equipe especializada de São Paulo se prepara para sua recuperação definitiva. Assim que o conserto paliativo for concluído com sucesso, o sistema da ETA II voltará a operar com capacidade mínima de 70%.”
A elevação do nível do Rio Acre tem sido apontada como a principal causa do colapso no sistema de captação. O aumento do volume de balseiros danificou as balsas que sustentam os motores de captação, resultando na submersão de três motores na ETA 1 e no rompimento da adutora da ETA 2.
Enquanto a equipe técnica especializada trabalha para solucionar os danos, a população segue sem previsão concreta para a normalização do abastecimento.
Confira a nota oficial na íntegra
O Saerb informa que as ações para o restabelecimento das captações continuam, mesmo diante de fatores externos, como a chuva. O novo flutuante, com os conjuntos motor-bomba da ETA I, está praticamente concluído e, em seguida, será posicionado em sua captação, com previsão de religamento ainda hoje.
Quanto à captação da ETA II, os trabalhos estão sendo direcionados para o conserto, ainda que paliativo, da adutora que leva água da captação até a estação de tratamento, enquanto a equipe especializada de São Paulo se prepara para sua recuperação definitiva. Assim que o conserto paliativo for concluído com sucesso, o sistema da ETA II voltará a operar com capacidade mínima de 70%.