Estamos dando adeus a 2023, que vai deixar na lembrança um ano cheio de emoções e conquistas e algumas reviravoltas interessantes, dignas de um roteiro cinematográfico. No estadual acreano o campeão do profissional foi o Rio Branco que juntamente com a equipe do Humaitá, segundo colocado da competição, irá representar o Acre nas competições nacionais de 2024. Estrelão e Tourão trabalham forte nos bastidores para que novamente o futebol local volte a ser protagonista e não somente figurante na Copa do Brasil, Copa Verde e também no Campeonato Brasileiro da Série D. Como diz aquela antiga letra de um samba enredo bastante conhecido…”Sonhar não custa nada…”. Seguimos firmes na torcida como já é de costume.


O título do feminino desta vez ficou nas mãos da empenhada equipe do Atlético-AC. As meninas da equipe celeste conquistaram o título de forma invicta, seguidas de perto pelo bom time da Assermurb que ficou com apenas um ponto a menos no final da competição.

Ainda tivemos mais seis campeonatos organizados pela Federação de Futebol do Acre (FFAC) nessa temporada. Sena Madureira (sub-20), São Francisco (feminino sub-20), Galvez (sub-17), Santa Cruz (sub-15, sub-13 e sub-11)
Além do que aconteceu nos gramados tivemos também muitos outros destaques neste ano, nas quadras, nas piscinas, nos tatames, nas pistas, nos octógonos e no tabuleiro. Foram inúmeras vitórias e importantes participações em competições dentro e fora do estado. Dentre esses, tomo a liberdade de relembrar alguns triunfos muito importantes em suas categorias.
O primeiro deles foi a conquista de Ramon Queiroz, o nosso Ramon Dino. O fisiculturista acreano subiu ao pódio novamente na maior competição de fisiculturismo do mundo, o Mr Olympia, na divisão Classic Physique, ficou atrás somente do canadense pentacampeão Chris Bumstead, o Cbum. O empenho e o foco do nosso Dino nos faz acreditar que o reinado de Chris está próximo do fim. Esperamos um 2024 ainda mais vitorioso para jovem atleta acreano.

Outro destaque fica por conta da brilhante atuação dentro das pistas de Pedro Antunes, que se tornou campeão paulista na Fórmula Vee Júnior e vice-campeão na geral. O piloto do Acre de apenas 18 anos, projeta um 2024 com desafios ainda maiores com seu ingresso na Fórmula Delta e também em uma possível participação na Stock Series e na Fórmula 4. Tenho certeza que o talento de Pedro, aliado ao patrocínio necessário dentro das competições, vão render muitos frutos pelas pistas mundo afora.

No tatame tivemos mais uma vez uma excelente atuação do jovem talento acreano destaque no Taekwondo, Bryan Azevedo, que novamente faturou títulos importantes disputando competições dentro e fora do Brasil. Carreira curta porém bastante promissora, 2024 promete.

Fechando os destaques, gostaria de relembrar o desempenho da brilhante enxadrista acreana, Maria Alice Ricarte, que com apenas 15 anos conquistou o título inédito de Campeã Brasileira de Xadrez Escolar. Sob a tutela de seu professor Francisco Jonas, a jovem vem trilhando um caminho de sucesso e está sempre figurando entre as melhores em todas as competições que tem participado. Parabéns, garota!

Reviravoltas de 2024
Deixando de lado esse pequeno resumo, convido você a analisar algumas reviravoltas que aconteceram no futebol brasileiro neste ano. A primeira delas foi a do Botafogo, que foi líder do Brasileirão por 31 rodadas, mais precisamente da 3ª até a 34ª, de um total de 38. O inacreditável aconteceu, o Fogão perdeu gás e o Palmeiras terminou o ano com mais um título nacional.


Na Copa do Brasil tivemos um enredo digno de novela mexicana…sério. O campeão sabemos que foi o São Paulo, no entanto como tudo isso foi construído nos faz refletir muito. O treinador Dorival Jr assumiu o Tricolor Paulista em abril deste ano, o experiente técnico havia sido demitido do Flamengo em Novembro de 2022, mesmo levando a equipe a conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores do mesmo ano. O motivo foi, segundo informações de amigos meus flamenguistas, que Dorival não estaria à altura de comandar o time carioca. Com o ego magoado, Dorival levou o São Paulo à inédita conquista da Copa do Brasil…e pasmemos juntos, em cima do antigo clube que comandava, o Flamengo. O destino prega peças mesmo.

A outra história que me fez pensar bastante, foi a trajetória do Fluminense nesta temporada…não apenas pelo título inédito da Libertadores, mas fundamentalmente pela atuação de um dos principais personagens da equipe, o goleiro Fábio que do alto de seus 43 anos soube dar a volta por cima momentos antes de se aposentar. Vamos aos fatos. Em 2022 o Cruzeiro demitiu o arqueiro. O ídolo da Raposa chegou a propor uma redução salarial e ouviu da então diretoria, do novo dono da equipe, Ronaldo Fenômeno, que ele não fazia parte dos planos do time. O melodrama toma corpo quando o Flu convida Fábio para compor o elenco Tricolor e ele aceita. Em resumo o rejeitado goleiro se consolida como líder no time comandado por Fernando Diniz, participa da conquista inédita para ele e para o Fluminense, da Copa Libertadores tendo atuações cruciais para a tão sonhada conquista e embora a equipe não indo tão bem na final do mundial contra o City, pois a distância de cá para lá é inimaginável sejamos bem sinceros, o camisa 1 da equipe das laranjeiras atuou novamente de forma magnífica.

Conclusão, pensamento deste que aqui escreve tão somente. Muitas vezes somos rejeitados, avaliados como desnecessários e até mesmo descartados, nesse momento uma força que até então é de nós uma total desconhecida, se apodera de nossas atitudes e nos leva mais além do que um dia poderíamos imaginar. Não quero dizer aqui palavras de incentivo como – Você vai conseguir, não desista! Não sejam necessárias, claro que são, porém na maioria das vezes a voz que ecoa em nossa mente é justamente aquela que nos deixou completamente arrasados. Desta forma que sejamos as pessoas que incentivam e apoiam sempre, porém em todas as vezes saibamos lidar com os “haters”…eita modernidade das redes sociais…hahahah…termo que em tradução livre significa “odiadores”, pois até eles são capazes de contribuir sem ter a intenção para o nosso sucesso. Com isso fico por aqui, nos vemos em breve. Um feliz 2024 e até o ano que vem.