Imperador e São Chico ainda estão na briga pelo título da competição local
Foto: Manoel Façanha
O São Francisco derrotou o Galvez por 2 a 1, neste domingo (10), na Arena da Floresta, em Rio Branco. Em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Acreano 2022, o São Chico alcançou a vice-liderança do campeonato e só depende de si para ser um dos representantes do Acre nas competições nacionais de 2023. Douglas e Matheus Damasceno (de pênalti) marcaram os gols da equipe católica. Lukinhas descontou para o Imperador.
Com apenas dois pontos de diferença entre Galvez (4) e São Francisco (2) a partida começou em ritmo acelerado com ambas as equipes buscando o campo de ataque do adversário. Muito bem organizados em campo, os oponentes tocavam bem a bola, porém o forte esquema de marcação estabelecido pelos seus comandantes, possibilitou poucas chances de gols e as equipes se alternavam na tentativa de chegar ao gol adversário. Aos 27, após cruzamento de Matheus Ceará, a defesa do Imperador não conseguiu afastar e Douglas surgiu como fator surpresa para abrir o placar do confronto, 1 a 0 São Chico, resultado que se sustentou até o apito final da primeira etapa.
No segundo tempo, o comandante Kinho Brito realizou duas alterações no Time Militar, entraram Lukinhas e Thalis, para as saídas de Jeferson e Brener. com as modificações efetuadas e o novo posicionamento em campo, o Imperador rapidamente chegou ao gol de empate. No primeiro lance de Lukinhas, aos 2 minutos, o camisa 19 partiu em direção ao gol e finalizou para deixar tudo igual na Arena. Motivado pelo gol de empate, a equipe do presidente Igor Oliveira, foi em busca da virada, que por pouco não aconteceu aos 9 minutos. em lance de ataque do Imperador o atacante John acertou o travessão do goleiro Babau.
A equipe católica suportou bem a pressão e com o passar do tempo conseguiu equilibrar as ações de ataque. Aos 20, após bola erguida na área militar, Gessé subiu para disputar a bola com Lucas Bala. No lance, o jogador do Galvez tocou a bola com a mão e na sequência derrubou o atacante do São Chico, penalidade máxima contra o Imperador.
Na queda o jogador Bala precisou de atendimento médico e a partida ficou parada por aproximadamente 4 minutos. Após o susto com o atleta do time amarelo, Matheus Damasceno bateu o pênalti com categoria e colocou o Time Católico novamente na frente do marcador, 2 a 1. A partida ganhou intensidade e o confronto ficou aberto, com as duas equipes buscando balançar as redes do adversário. Nos minutos finais do embate, Lukinhas, que entrou muito bem na etapa complementar, foi derrubado no limite da grande área.
O árbitro da partida marcou falta fora da área, no entanto o auxiliar apontou que a infração havia sido cometida sobre a linha e portanto deveria ter sido marcada a penalidade máxima. O lance gerou muita confusão dentro e fora do campo, sendo preciso a intervenção policial tanto no gramado quanto na arquibancada para conter os mais exaltados.
Mesmo com a orientação contrária, o juiz do confronto insistiu em sua marcação e sustentou que o lance havia acontecido fora da área, divergindo de seu assistente. a partida ficou paralisada por aproximadamente 10 minutos, mesmo tempo que foi acrescido ao fim do tempo regulamentar. com a bola em jogo o Galvez partiu para cima em busca do gol de empate, porém apesar das chances criadas por Thalys e Leandro, o placar permaneceu inalterado até o apito final.
Com o triunfo, o São Chico passou o galvez na tabela e assumiu a vice-liderança da competição, com 5 pontos conquistas em três jogos (1V e 2E). Desta forma, faltando seis pontos a serem disputados, o Time Católico ainda tem chances matemáticas de conquistar o título, pois o primeiro colocado Humaitá somou até o momento 9 pontos, podendo assim ser ultrapassado pelo São Francisco. a equipe católica ainda tem como vantagem nessa reta final, depender apenas das próprias forças para ser um dos representantes acreanos nas competições nacionais em 2023.
Por outro lado, a situação do Galvez é um pouco semelhante, pois a diferença para o rival católico é de apenas um ponto. O Imperador está em quarto lugar na tabela com quatro pontos e também, podendo também, superar a pontuação do atual líder, sendo que além de vencer os seus confrontos terá que torcer por tropeços de seus adversários.
A equipe do Galvez retorna a campo novamente na próxima quarta-feira (13), às 17h, para enfrentar o Humaitá. esse confronto pode marcar o título inédito do Tourão de Porto Acre, pois caso a equipe do interior conquiste os três pontos, não poderá mais ser alcançada por nenhum outro competidor. Já o São Francisco joga um dia depois, na quinta-feira (14),às 17h, contra o Náuas. As partidas serão disputadas na Arena da Floresta localizado na capital acreana.
O próximo compromisso do Imperador Galvez ocorre na quarta-feira (13), às 17h, no estádio Arena da Floresta. O adversário será o líder Humaitá, que precisa de uma vitória para conquistar o título estadual de forma antecipada. Por outro lado, o São Francisco retorna aos gramados do estádio Arena da Floresta na quinta-feira (14), diante do Náuas, às 17hrs