Time Católico carimba a faixa do campeão e fecha a temporada com atuação histórica
Pela última rodada do Campeonato Acreano 2022 duas partidas foram realizadas simultaneamente na noite desta quarta-feira (20). No Florestão, o São Francisco derrotou de virada o atual campeão Humaitá por 2 a 1. Na Arena da Floresta a Adesg goleou o Náuas por 4 a 1.
Com uma das vagas ainda em jogo e sendo disputada por São Francisco e Adesg, a Federação de Futebol do Acre (FFAC), alterou o local e o horário da partida entre Tourão e São Chico, coincidindo com o horário do duelo entre o Leão de Senador Guiomard e o Cacique do Juruá. Para que o Time Católico assegurasse o vice-campeonato bastava um empate. Já para a equipe do Quinarí, além de torcer por uma derrota do São Francisco, teria que vencer o time de Cruzeiro do Sul por uma boa vantagem para tirar o saldo negativo de gols.
Cumprindo o que havia dito, Emanoel Sacramento foi a campo com o que tinha de melhor. Apesar de já ter conquistado o título antecipadamente e estar envolvido com a disputa do campeonato da quarta divisão, o comandante do time do interior, optou por não entrar com um time alternativo em respeito a todos os adversários e também a sua torcida.
Desta forma o dono da taça abriu o marcador aos 25 minutos de bola em jogo. Aldair aproveitou uma falha da defesa adversária, roubou a bola e chutou forte, vencendo o goleiro Babau. O confronto seguiu bem disputado e a desvantagem no placar não abalou o ânimo dos católicos, que chegaram ao empate ainda no tempo inicial. Aos 39, o zagueiro Diego Alberto, se redimindo da falha que ocasionou o gol do oponente, aproveitou bola mal tirada da área do Humaitá após escanteio pela esquerda e mandou de cabeça para o fundo das redes do goleiro do time de Porto Acre. Tudo igual na decisão. O placar já era suficiente para garantir o objetivo do São Chico, porém sem dar chances para o azar, Baby ampliou para os católicos nos minutos iniciais da etapa complementar e o goleiro Babau, com mais uma excelente atuação, impediu que o Humaitá atrapalhasse o sonho católico.
Com o resultado o Humaitá tem a faixa de campeão carimbada perdendo a invencibilidade na competição, mas garantindo pelo segundo ano seguido calendário cheio para a próxima temporada. Por sua vez, o São Francisco termina a competição de forma histórica em segundo lugar, e também irá representar o Acre nas competições nacionais em 2023. Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Verde.
O Tourão de Porto Acre concentra todas as energias de agora em diante no campeonato nacional da quarta divisão. A equipe de Porto Acre tem compromisso marcado pela segunda rodada do Brasileirão da Série D no próximo sábado (23), às 14h30 (horário do Acre), diante do Porto Velho-RO, no estádio Aluízio Pinheiro Ferreira, o Aluizão, na capital rondoniense. Já o São Francisco só retorna às competições oficiais na próxima temporada, até lá, comemora o feito inédito na história do clube e se organiza para repetir a fórmula do sucesso no ano de 2023