A secretaria informou que vai ficar na região pelos próximos dois meses
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) se reuniu com os principais setores e está montando uma grande operação nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano para tentar conter a ação das facções que deixaram as duas cidades reféns do medo.
Para entender a violência que impera nesse nos municípios é necessário verificar a localização geográfica das duas cidades e a importância para o tráfico de drogas.
A vila peruana de Puerto Esperanza fica a poucos minutos de barco da cidade brasileira de Santa Rosa. A droga que vem do Peru segue a rota de barco pelo rio Purus que passa por Manoel Urbano até chegar a Sena Madureira.
Essa passagem da droga vem sendo disputada pelas facções, que para expulsar a rival comete diversos crimes nos dois municípios. Quatro casas foram incendiadas em Manoel Urbano, além disso, uma mulher foi morta em frente de casa por bala perdida durante confronto entre as organizações criminosas, na noite dessa quarta-feira (14). E mais duas pessoas foram feridas a tiros, segundo a polícia, o confronto é a briga pela rota da droga do Iaco.
“É uma região que comandei nos anos de 1991 a 1994, e nessa época já fazíamos apreensões volumosas de drogas. É uma região que interessa o tráfico internacional de entorpecentes”, afirma o secretário da Sejusp, Paulo Cézar.
Manoel Urbano era uma cidade abandonada pelo Estado, Judiciário e Ministério Público do Acre, só agora com o aumento da violência, enviaram um delegado e aumentaram o efetivo de policiais.
Para conter os gastos, o Tribunal de Justiça do Acre decidiu desativar a Comarca, tirando todo o corpo de atendimento. A cidade virou alvo fácil dos bandidos que impõe medo. Até para usar uma quadra de esportes, os moradores precisam da permissão do chefe da facção.
“Algum tempo a gente vem sentindo um aumento dos conflitos na região do Purus, principalmente em Sena Madureira e Manoel Urbano. Nós já deslocamos um delegado de polícia para Manoel Urbano, pois a delegada titular daquela cidade está afastada por motivos pessoais. E também agora enviamos uma equipe para Sena Madureira visando reforçar o aparato policial daquela cidade e por fim a esses conflitos”, explica o delegado Pedro Paulo Buzolin.
Na última segunda-feira, 10, a Secretaria de Segurança enviou equipes do Batalhão de Operações Especais (Bope) e muitas prisões estão sendo feitas nos municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira. Segundo a Polícia Militar, todos os envolvidos nos últimos crimes foram presos.
“A Polícia Militar do Acre deslocou recentemente mais de 20 policiais para ficar efetivamente em Sena Madureira e Manoel Urbano. Além disso, desde a semana passada nós estamos com policiamento ambiental e de operações especiais na área”, observa o coronel Emílio Virgílio.
A secretaria informou que vai ficar na região pelos próximos dois meses e quer chegar as principais lideranças das facções, o problema é conseguir chegar a esses membros que usam a mata e o rio para se esconder.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta