A Semana do Quadrilheiro, evento que marca o esquenta das festas juninas em Rio Branco, inicia nesta segunda-feira (22). Com uma programação variada, a primeira noite ocorre em espaços juninos e quadras de ensaios das quadrilhas.
Além de comidas típicas, roupas características e música tradicional, essas festas têm como ponto alto a apresentação das quadrilhas. No Acre, existem, de forma oficial, 17 grupos, sendo que nove deles são da capital. Para as apresentações, os preparativos começam com meses de antecedência.
De acordo com o produtor executivo do evento, Cimar dos Santos, os ensaios iniciam em janeiro. “As quadrilhas começam a ensaiar em janeiro e vai ensaiando até julho, pois é quando acontece o concurso estadual”, afirma.
Para qualificar os dançarinos, a liga das quadrilhas juninas elaborou a Semana do Quadrilheiro, com uma diversidade de atividades.
“Essa semana ela começa no dia 22, com um workshop até o dia 25. É um workshop de preparação física para os quadrilheiros. Vai desde a orientação ao alongamento, de alimentação. Nós pegamos um educador físico e vamos colocar dentro de cada ensaio”, conta Santos.
A programação continua durante toda a semana, porém, o ato mais aguardado pela população, o Esquenta Junino, acontece no domingo (28), na Praça da Revolução. A partir desse evento que oficializa a abertura do calendário junino, apresentações e competições começam a ser feitas por todas as quadrilhas do estado.
Confira a programação completa da Semana do Quadrilheiro
Com informações da repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta