O plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta autorização para o Acre contrair empréstimo de US$ 250 milhões (superior a meio bilhão de reais) junto ao BID. Esta foi a última etapa para o Estado fechar contrato junto ao Banco Mundial para a obtenção dos recursos. A perspectiva é que já a partir do início de 2014 parte do dinheiro esteja em caixa.
Os recursos serão aplicados em programas voltados para o setor da economia e ações sociais, com impactos positivos para o governador Tião Viana (PT), candidato à reeleição em 2014. A aprovação do empréstimo foi comemorada em plenário pelo senador Jorge Viana (PT), destacando que os recursos serão essenciais para se colocar em prática políticas para o desenvolvimento acreano.
Este empréstimo foi aprovado ainda no primeiro semestre de 2013 pela Aleac (Assembleia Legislativa do Acre) e conseguiu entrar na pauta do Senado antes do recesso parlamentar. A matéria tinha o aval da Secretaria Nacional do Tesouro, que considerou o Acre apto a contrair o empréstimo ante seu equilíbrio fiscal e sua boa conceituação como pagador de dívidas.