Inclusive a emissão do primeiro título do eleitor para quem pretende votar esse ano
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) informou, que todos os serviços presenciais ofertados pela instituição, podem ser acessados por meio da internet, inclusive a emissão do primeiro título do eleitor, principalmente para aquelas pessoas que irão tirar o título pela primeira vez para votar na eleição desse ano ou que precisa regularizar.
Dessa forma, as longas filas na véspera do prazo final para ajustar a situação junto à Justiça Eleitoral, já não existem mais. No site do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o acesso de forma objetiva e o autoatendimento, chegaram para facilitar a vida do eleitor.
Para ficar por dentro desse serviços, basta ter um computador com internet. A diretora geral do TRE-AC, Rosângela Nascimento, explica como acessar o sistema e, em poucos dias, ter o documento regularizado, sem precisar sair de casa.
“É cômodo para o eleitor sentar, fazer na hora que puder, pegar seus documentos, fazer todo o seu cadastro de forma muito simples, o processo é aguardar o título chegar no seu e-mail, e ele mesmo poder imprimir em casa, e se perder imprimir de novo quantas vezes queira. Então assim, não existe mais aquela aquele documento impresso em papel moeda que só pede se for aquele”, explicou Rosângela.
Mesmo com esse avanço tecnológico, a diretora afirma que muitas pessoas preferem o atendimento presencial, e garante que elas não precisam se preocupar, porque as zonas eleitorais estão abertas para quem buscar ajuda. Rosângela conta, ainda, que o Tribunal começa nesse fim de semana, a realização uma série de campanhas para conscientizar e ajudar o eleitor a regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
“Nesta semana a gente pretende ir nas escolas incentivar os jovens de 16 e 17 anos. Estamos vendo isso com as escolas, e nos finais de semana agora em primeira mão, nós vamos atender no shopping, começa no domingo e vai até o final de abril, mas o último dia, é o dia 4 de maio, mas vamos pegar aquelas pessoas que estar no shopping, e vamos ajudar, ensinar o eleitor a fazer seu autoatendimento”, concluiu Rosângela.
Com informações de Débora Ribeiro para TV Gazeta