Servidores do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), denunciaram que a gestora do órgão, Thais Leite, estaria fazendo aulas do curso de medicina em uma universidade particular, no mesmo horário de expediente do Instituto. As aulas estariam acontecendo desde do segundo semestre de 2024, quando ela teria sido aprovada.
De acordo com os documentos apresentados pelos denunciantes, na grade de aulas, Thais Leite estaria em aulas integrais do curso por pelo menos dois dias da semana, e nos demais dias, teria aulas em apenas um turno, o que a deixaria ausente da gestão do Into-AC nos dias especificados. A situação chamou atenção dos servidores, que preferiram não ser identificados:
“Lá são demandas a todo momento, então tem que ter uma gerência presente. E a nossa não é presente. Em contrapartida, exige que os demais funcionários estejam lá de forma presente e assídua. E eles não fazem isso. Então é um faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. É preciso que eles estejam lá dentro direto”, disse uma das servidoras.
Nesta terça-feira (11), a equipe da TV Gazeta procurou a diretora sobre esclarecimentos no Into-AC, mas ela não estava presente. De acordo com a recepção, Thais Leite estaria em uma reunião na Secretaria de Saúde, e só estaria disponível em outro horário.
“A gente está indignado, acho um pouco estranho, porque é muita cobrança e tratamento desumano para uma pessoa que não cumpre o horário e fica pressionando os funcionários sobre cumprir o horário. Então, não acho justo que um servidor que ganha tão bem, que não cumpre o seu horário, ficar pressionando quem não ganha tão bem assim e trabalha realmente”, relatou um dos servidores sobre o caso.
Os denunciantes acreditam que a ausência da gestora no órgão compromete o trabalho realizado no Into-AC, e esperam que a situação seja resolvida. “Eu queria entender quem é o padrinho dessa senhora. Porque nós funcionários não podemos fazer muita coisa, mas será que os grandes podem fazer tudo? Eu acho que isso é um absurdo”, relatou o denunciante.
Matéria produzida em vídeo pela repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta