Imunizantes foram encontrados em unidade de saúde de Senador Guiomard
A coordenadora do Plano Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, informou ao site Agazeta.net que 40 doses de vacinas da Pfizer foram recolhidas na Unidade de Saúde Maria do Socorro neste sábado (10), no município de Senador Guiomard, interior do estado, por estarem fora do armazenamento ideal.
Além disso, vacinas contra outras doenças foram encontradas fora do armazenamento adequado. “Da covid-19 foram recolhidas 40 vacinas da Pfizer, mas também recolhemos imunizantes de rotina que estavam na mesma temperatura e precisam ser avaliadas”, explica Quiles.
A Prefeitura de Senador Guiomard confirmou junto ao site Agazeta.net que as vacinas estavam armazenadas em temperada incorreta, mas informou que isso ocorreu apenas nesta unidade de saúde, que nas outras não houve problemas e que a vacinação segue normal para o público em geral a partir de 25 anos de idade neste sábado.
Renata Quiles disse ainda que os imunizantes só serão devolvidos ao município quando a análise completa for realizada. Quem realiza esse trabalho é a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) que em seguida encaminha para o Ministério da Saúde que concluiu a avaliação, e é quem deve dizer se as vacinas ainda estão em boas condições de uso.
A Pfizer tem a particularidade de ser armazenada em temperaturas bem baixas, elas chegam ao Acre com -27°C, e depois elas são descongeladas e distribuídas e entregue aos municípios do estado em temperaturas entre 2° a 8°C.