Francisco Gilberto Gomes, apontado como autor do feminicídio que tirou a vida de Janice da Rocha Lima , de 40 anos, e feriu o filho dela, Jonathan Lima Pinto, de 21, segue foragido. O crime aconteceu na noite da última quarta-feira (9), em um conjunto de apartamentos localizado na rua Seis de Agosto, região central de Rio Branco.
Segundo informações repassadas à polícia e confirmadas por familiares, Janice estava em casa com o filho quando teve o imóvel invadido por Gilberto, seu ex-companheiro. Ele teria chegado ao local de moto, estacionado em frente a residência e entrado. Em seguida, sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra mãe e filho.
Janice foi atingida por ao menos cinco tiros e morreu antes mesmo de receber atendimento. Já o jovem Jonathan foi baleado duas vezes e socorrido pelo Samu em estado considerado estável. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde segue em recuperação.
A polícia trabalha com a hipótese de feminicídio. De acordo com familiares, Janice havia encerrado o relacionamento com Gilberto há cerca de uma semana, e o suspeito não aceitava o fim da relação. A motivação do crime, segundo os investigadores, pode estar ligada a essa recusa em aceitar a separação.
Equipes da Polícia Civil, incluindo a Divisão de Pronto Emprego, estiveram no local durante a noite para iniciar os levantamentos. O caso está agora sob investigação. A polícia pede a colaboração da população com informações que possam ajudar a localizar o suspeito. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 181.
Canais de Ajuda
O acolhimento da vítima é essencial para romper o ciclo de violência e desvincular-se do agressor. É fundamental contar com uma rede de apoio, que pode incluir familiares e amigos, além de serviços especializados que oferecem assistência jurídica e psicológica.
As vítimas podem procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) pelo telefone (68) 3221-4799 ou a delegacia mais próxima.
Também podem entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, pelo Disque 180, ou com a Polícia Militar do Acre (PM-AC), pelo 190. Outras opções incluem o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), no telefone (68) 99993-4701, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), pelo número (68) 99605-0657, e a Casa Rosa Mulher, no (68) 3221-0826.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta