Cerca de 12 mil pessoas foram atingidas pela enchente do rio Tarauacá
A prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucinéia, do PDT, declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela enchente do rio Tarauacá. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Cerca de 12 mil pessoas foram atingidas pela enchente do rio Tarauacá. Apesar dele ter diminuído 70 centímetros, ele segue com 55 centímetros acima da cota de transbordamento. De acordo com a última medição que foi feita pela Defesa Civil Municipal desta quinta-feira, no horário de 6 horas, o nível do rio está em 10,05 metros.

Além disso, cerca de 3 mil famílias foram atingidas e 31 estão desabrigadas, o proporcional de 160 pessoas desabrigadas, no qual são 75 adultos e 85 crianças, três famílias estão desalojadas, que equivale a 18 pessoas.

Vale salientar, que a declaração de emergência foi com base a ocorrência de danos considerados sérios ao bem estar da população, a infraestrutura, havidos em função dos rios, nos últimos dias, o que ocasionou inundações em boa parte da cidade.
Além disso, foi considerado os efeitos danosos causados na rede de distribuição de energia elétrica, danos ao abastecimento de água potável, danos à drenagem pluvial, danos às vias urbanas, danos às vias rurais e leito natural.
Dessa forma, foi autorizado mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação municipal de proteção e Defesa Civil do Município de Tarauacá, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.
Além da convocação de voluntários para reforçar as ações de reposta ao desastre e realizações campanhas de arrecadação de recursos junta à comunidade, com objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação Municipal de proteção e Defesa Civil do Município de Tarauacá.