Fiz o possível
O governador Tião Viana (PT) tentou todos os esforços para enfraquecer a candidatura adversária a Ermício Sena para presidente do PT. A tentativa mais recente foi uma conversa na sexta passada com o deputado Taumaturgo Lima (PT), vice de Sibá Machado. Apesar das pressões, o parlamentar não cedeu e se manteve firme na disputa, apoiando Sibá e sendo o seu principal cabo eleitoral pelo Vale do Juruá.
Efeitos poucos
Tanto Taumaturgo quanto Sibá sabem que desistir neste momento não seria a melhor das opções. Se perderem ou vencerem, eles precisam assegurar um bom espaço dentro da Executiva do partido como questão de sobrevivência de seus mandatos em 2014.
Conta própria
Além disso, independente do resultado, os dois deputados federais do PT sabem que estão com o carimbo na testa para não receberem nenhum apoio do Palácio Rio Branco para suas reeleições. A dupla, por sinal, está rifada pela cúpula desde meados da operação G7.
Defesa ampla
Os dois são acusados por correntes opostas às suas de não terem feito uma defesa veemente do governo no auge do escândalo. Enquanto uma parte do PT queria a defesa aos filiados presos, o grupo de Sibá e Taumaturgo defendia tão somente o apoio irrestrito ao governador Tião Viana (PT).
Encaixes
Já sabendo do desdém palaciano em 2014, Taumaturgo, Sibá ,mais Jonas Lima, se articulam para não perderem apoio e fazerem a campanha da reeleição enfrentando tudo e todos. Todos têm bases eleitorais consistentes, basta mantê-las fieis até lá.
Porta-voz
Indisposto a sentar com Jonas Lima (PT) para conversar, o governo designou o presidente da Aleac, Élson Santiago (PEN), para repassar recados e convencê-lo a apoiar Ermício Sena; Lima disse não.
Táxi PT
Como o voto não é obrigatório, o desafio dos candidatos será convencer os filiados a saírem de casa num domingo para irem votar. Para evitar favorecimentos, a comissão eleitoral decidiu que haverá somente um carro num leva-e-traz militante a serviço de todos os candidatos, sem regalias a ninguém.
Prova e contra-cheque
Como prova de intimidação aos eleitores de Ermício Sena, foi passada a orientação de que todos tirassem fotos da cédula de votação e comprovar o voto. Em reunião realizada ontem, porém, as tendências menores aprovaram resolução que impede a entrada de celulares na cabine, assim como a boca de urna.
Os escolhidos
“Os oito”. Assim é conhecida a ala governista rebelde que trava a pauta de votações da Aleac. O grupo é formado principalmente pelo “baixo-clero” e aqueles deputados nada satisfeitos com o Palácio Rio Branco. Somados aos cinco da oposição, chegam a 13 “rebeldes”; mera coincidência matemática.
Registrado
Do deputado Walter Prado (Pros) ontem sobre as votações na Assembleia: “Nada do que vier do Geraldo Pereira eu vou votar”. Os governistas estão bravos com o líder do PT por ter rejeitado em seu relatório a PEC das emendas impositivas.
REC
Já começa a circular na internet a proposta do “Bolsa Sky” para garantir o acesso dos acreanos a preços mais baixos da TV por assinatura. Com a volta do fuso antigo, os jogos de futebol serão transmitidos gravados; a solução mais imediata é voltarmos ao radinho de pilha. É o Acre sendo dominado pela mente do atraso.
Bom sono
Espero não ser acordado pelos fogos de artifício do senador Sérgio Petecão (PSD) para comemorar a volta da “hora de Deus”. Com sua candidatura ao governo nocauteada por Márcio Bittar (PSDB) e Gladson Cameli (PP) só resta a ele recorrer a este assunto batido para tentar salvar o mandato no Senado.
Exemplos
Um bom exemplo deste atraso ocorreu na quarta durante o jogo semifinal da Copa do Brasil. Enquanto a poderosa seleção rubro-negra dava um espetáculo no Maracanã, por aqui a retransmissora da plim-plim anunciava o jogo quando os jogadores voltavam para o segundo tempo.
Bom retorno
James Gomes (PSDB) está de volta à prefeitura de Senador Guiomard. O TRE fez Justiça ao devolver ao cargo um prefeito escolhido de forma legítima pelo povo, e retirado de arbitrariamente. Agora é esperar que ele não volte a nomear a parentela para ocupar cargos na estrutura do município.