A Polícia Federal (PF) prendeu um taxista em flagrante por promoção de imigração ilegal na cidade de Assis Brasil, no estado do Acre no último sábado (10). Ao verificar o veículo, os militares constataram que havia sete passageiros imigrantes sendo que dois deles foram identificados como cidadãos vietnamitas.
A ação ocorreu quando uma equipe de militares do exército abordou um veículo caracterizado como táxi. Durante a abordagem, o motorista tentou fugir da fiscalização, mas foi contido pelos agentes. Ao solicitar os passaportes dos vietnamitas, foi descoberto que um deles não possuía sequer registro de entrada no Brasil.
Diante dessa situação, o motorista do táxi foi preso em flagrante por promoção de imigração ilegal. Já os passageiros foram conduzidos à Polícia Federal em Epitaciolândia, também no Acre, para a adoção das medidas administrativas e criminais cabíveis.
A promoção de imigração ilegal é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, que consiste em facilitar, por qualquer meio, a entrada de estrangeiro no país de forma clandestina. Essa prática é considerada grave, pois pode estar relacionada a atividades criminosas, como tráfico de pessoas e exploração de mão de obra.
A Polícia Federal tem intensificado suas ações de combate à imigração ilegal, visando coibir esse tipo de crime e garantir a segurança e a regularidade migratória no país. A prisão do taxista em flagrante é mais um exemplo disso.
As investigações sobre o caso continuarão a fim de identificar possíveis envolvidos. A imigração deve ser realizada de forma legal e regulamentada, respeitando as leis do país e garantindo a segurança de todos os envolvidos.