O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) marca presença de destaque na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 30)*, realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Ao lado da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e de outras Cortes de Contas da Amazônia, o TCE-AC apresentou experiências inovadoras em governança climática, controle ambiental e sustentabilidade institucional, consolidando seu papel como referência nacional na indução de políticas públicas voltadas à proteção ambiental.
A programação teve início no dia 11, com a apresentação da auditora Dirlei Bersch, representante do TCE-AC e integrante do Projeto de Meio Ambiente da Atricon. O painel destacou os avanços do controle externo ambiental nos tribunais brasileiros, ressaltando o protagonismo do Acre com o *projeto-piloto de prevenção e combate ao desmatamento na Floresta Estadual do Afluente, situada no Complexo do Seringal Jurupari.
No dia 12, o TCE-AC apresentou sua iniciativa de governança climática voltada à Bacia Hidrográfica do Igarapé São Francisco, projeto desenvolvido sob coordenação da presidente Dulce Benício e conduzido pelo conselheiro Ronald Polanco e pelo assessor técnico Rômulo Souza. O trabalho multidisciplinar reúne conselheiros, auditores e especialistas, integrando controle externo, monitoramento ambiental, infraestrutura urbana e inclusão social.





A personalidade do signo de Escorpião é marcada pela intensidade, intuição e mistério. Escorpianos são pessoas apaixonadas, leais e que sentem as emoções profundamente, mas que também podem ser reservadas. Eles buscam a verdade, são transformadores e são leais para quem conquistam sua amizade. A coluna homenageia essas três belas mulheres do signo de Escorpião, Ildemara Cordeiro, Wanuschka Machado e Aracy Brandão, que fizeram aniversário recente





