Construção começou em janeiro de 2011
Depois que nossa reportagem mostrou as condições do prédio do Tribunal de Contas da União, no Acre, a direção do TCU decidiu enviar uma nota explicativa. A obra começou em janeiro de 2011 e deveria ter sido concluída em 8 meses. Mas em 3 anos e meio, apenas parte da construção foi levantada. A obra está parada há mais de dois anos. Materiais, equipamentos e até parte da obra estão comprometidos.
A secretária de comunicação do TCU, em Brasília, informou que por causa da falência da empresa que assumiu a obra, o contrato foi rescindido. Foi realizado um encontro de contas. O TCU também entrou com ação judicial para apurar a responsabilidade da empresa RCM engenharia e projetos LTDA.
O Tribunal contratou uma empresa especializada em engenharia para fazer uma avaliação nas obras já levantadas, para saber se precisam de reforço ou uma nova construção.
De acordo com a nota, o relatório de avaliação deve ficar pronto até o final deste mês e a obra retomada este ano.
Ainda, no documento, o TCU esclarece que tem tomado todas as medidas cabíveis para a continuação da obra com a mesma lisura que realiza suas fiscalizações.