O Dia Nacional de Luta da Educação Federal, nesta segunda-feira (03), é um momento importante para docentes, técnicos-administrativos e estudantes pressionarem o governo a reabrir as negociações. No Acre, Técnicos-Administrativos e Discentes realizarão um ato público no portal de entrada da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, a partir das 7h30.
Em Brasília (DF), está programada uma reunião com o governo federal para discutir as contrapropostas do ANDES-SN e do Sinasefe, seguida de um ato público em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. As categorias unidas também promoverão atividades de mobilização local e nas redes sociais, com destaque a necessidade de recomposição orçamentária e revogaço, com o uso das hashtags #LulaNegociaJá #GreveContinua #EducaçãoFederalEmGreve.
A adesão à greve nacional por parte da Ufac ocorreu há pouco mais de um mês, enquanto o Instituto Federal do Acre (Ifac) está parado há mais de 2 meses. A paralisação abrange técnicos e docentes da Ufac e Ifac, sem previsão de retorno às atividades.
Apesar da greve, o Restaurante Universitário e as Bolsas da Ufac continuam em funcionamento, atendendo pesquisadores e alunos de pós-graduação que não podem interromper as atividades.