Uma forte tempestade atingiu Rio Branco, no último domingo (13), causando diversos danos em várias partes da cidade. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, foram registradas mais de 40 ocorrências, incluindo 21 quedas de árvores, mais de 20 destelhamentos de casas e um desmoronamento de um prédio sobre uma residência.
Com ventos que chegaram a 80 km/h, a tempestade provocou estragos significativos na infraestrutura da cidade, afetando também o fornecimento de energia elétrica. A Energisa informou que foi necessário interromper o fornecimento de energia para aproximadamente 33 mil clientes em parte do Estado como medida de segurança. Segundo a empresa, árvores caíram sobre as redes de distribuição, e objetos foram lançados pelos ventos, causando danos que afetaram diretamente o sistema elétrico.

Em nota, a Energisa comunicou que ativou seu plano de contingência para enfrentar a situação e dobrou o número de equipes nas ruas, com o objetivo de acelerar o processo de restabelecimento da energia. A empresa também explicou que, além dos danos causados pela tempestade, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) interferiu no suprimento de energia no Acre, o que exigiu a interrupção temporária do serviço, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O fornecimento de energia foi restabelecido às 18h55 de domingo. A Energisa orienta os clientes a registrarem ocorrências de interrupção por meio de seus canais de atendimento, como o aplicativo Energisa ON, o portal Gisa ou pelo call center.
A chuva também foi responsável pelo aumento significativo no nível do Rio Acre, que há um mês atingiu a menor cota. Sendo 01,59 metros no domingo (13), e nesta segunda-feira (14), 02,70 metros.
