O lutador acreano Thomas Bryan, de 26 anos, está prestes a enfrentar um grande desafio na carreira no MMA. No próximo sábado (8), em Paris, França, ele disputará o cinturão da AEC MMA League na categoria peso-galo (até 61 kg) contra o russo Movsar Ibragimov, um adversário com quatro lutas invicto. A luta representa um passo crucial para o atleta, que busca se consolidar no cenário internacional das artes marciais mistas.
Bryan embarcou na segunda-feira (3) de Rio Branco (AC), dando início a uma longa viagem até a capital francesa. Após escalas em Brasília e São Paulo, ele seguirá para Paris na quarta-feira (5), com chegada prevista para quinta-feira (6). Acompanhado do mestre, José Roberto Viana (o Jacaré), o lutador está focado na reta final de preparação para o combate.

“Estou me sentindo muito bem física e mentalmente. Estamos na reta final do corte de peso, e está sendo excelente graças ao nosso nutricionista Lucas Fernandes, da Bestrong. Ao todo, tiramos 14 kg para essa luta, e continuo cada vez mais forte”, afirmou o acreano antes do embarque.
Acostumado a uma rotina intensa de treinos, Bryan explicou que sua preparação para a luta seguiu a mesma filosofia de sempre, com um direcionamento técnico mais específico para o estilo do adversário. “Na nossa escola, temos o hábito de estar sempre treinando forte. Dessa forma, quando fechamos alguma luta, começamos a direcionar o treino mais técnico, de acordo com o que nosso adversário tem para nos oferecer no combate.”
Sobre o russo Movsar Ibragimov, o acreano reconhece que terá um oponente duro pela frente, mas acredita estar pronto para o desafio. “Nosso adversário é um russo invicto e tem um jogo bem completo. Será uma ótima oportunidade de mostrar nosso nível técnico tanto no jiu-jitsu quanto no muay thai.”

A luta em Paris representa mais do que um título para Bryan: é a chance de levar o nome do Acre para o cenário internacional do MMA. “Será uma grande oportunidade para minha carreira. Disputar mais um título de um evento internacional me colocará mais perto de alcançar meu sonho. Eu considero uma responsabilidade grande representar o nosso Acre. Nosso estado ainda não tem muitos atletas que deram certo na vida através das artes marciais, e eu quero ser um exemplo disso.”
Com a expectativa alta para o confronto, o lutador enviou um recado especial para os fãs. “Eu agradeço do fundo do coração por todos que vêm torcendo e mandando energia positiva. Tenho recebido muitas mensagens de apoio. Todos podem esperar uma guerra! Estou pronto para dar um show e honrar os guerreiros acreanos.”
Independente do resultado em Paris, Bryan já tem um próximo desafio marcado. No dia 1º de março, ele volta ao octógono para defender seu cinturão do Predador Fight Championship (PFC), na Colômbia. O acreano enfrentará Andrés Leal Ayala, o “Doble A”, em Medellín, em uma luta que promete ser outro grande teste para sua trajetória internacional.
