Na manhã desta terça-feira (01), foi assinado pelo governador Tião Viana o termo de desligamento dos secretários que disputarão cargos políticos nas eleições desse ano. A solenidade foi realizada no Gabinete Civil e teve a participação de diversas autoridades do estado.
Na oportunidade, também foram apresentados os titulares que deveram assumir os cargos de secretários. São eles: Marco Brandão deixa o Instituto Dom Moacyr (IDM) e assume a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) no lugar de Daniel Zen; Maria Rita Paro responderá pelo IDM e Sílvia Monteiro ficará à frente da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), com a saída de José Carlos Reis.
Deixam as funções também os secretários: de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) Lourival Marques; da Fazenda (Sefaz), Mâncio Lima e o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Henrique Corinto. O vice-governador César Messias e Nazaré Araújo, subchefe da Casa Civil, também não respondem mais administrativamente pelos cargos.
Mais dois
A lei eleitoral determina a saída seis meses antes da eleição, para evitar que usem o cargo para se beneficiar durante a campanha.
Ainda falta definir a data de saída de dois assessores especiais, que também serão candidatos. O primeiro deles é o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, que será candidato a deputado federal e o ex-presidente estadual do PT, Léo de Brito.