Mais de 390 nomes, entre eles 50 ex e atuais prefeitos do Acre, estão com os nomes irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU), atualizou nesta terça-feira,16, a lista dos candidatos que tiveram as contas julgadas irregulares – o número equivale a 391 nomes, entre eles 50 ex e atuais prefeitos do Acre.
Além disso, tem também os nomes de quatro candidatos ao Senado da Républica: Ney Amorim, do Podemos, Dimas Sandas, do Agir e suplentes Gemi Salim e Sibá Machado, do PT.
É importante lembrar que as pessoas que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos e não cabe mais recurso, pode ser declarada inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
Apesar dos partidos terem entregados a lista dos candidatos para essa eleição, em que serão sete postulantes ao cargo de governador: Gladson Cameli (Progressistas), Jorge Vina (PT), Mara Rocha (MDB), Márcio Bittar (União Brasil), Sérgio ptecão (Psd), Nilson Euclides (PSol) e David Hall (Agir). Já para o Senado da República, são nove candidatos e 137 andidatos a deputado federal e 348 para deputado estadual.
Essa lista pode ser modificada e alguns desses nomes podem ficar fora do pleito de 2 de outubro.
Cada pedido de candidatura será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e os partidos e eleitores podem apresentar denúncias e até ingressar com ações pedindo o indeferimento de uma registro de candidatura.
Por outro lado, os tribunais estão liberando várias candidaturas pelo princípio da inocência. Mediante a isso, cabe ao eleitor votar em quem teve problemas com as contas ou não, por isso a lista deve ser pública para que todos possam acompanhar. Para saber mais, os nomes estão nas páginas dos Tribunais de Contas da União e do Estado.
Com informações de Adailson Oliveira para Tv Gazeta