A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), anunciou na manhã desta segunda-feira,03.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), anunciou na manhã desta segunda-feira,03, que três Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap), começam a funcionar com horário estendido, das 7 horas ás 22 horas.
A Urap Maria Barroso, localizada no bairro Sobral, Cláudio Vitorino, no Taquari e Roney Meireles, localizada no bairro Adalberto Sena.
A secretária de saúde de Rio Branco, Sheila Andradde, explica que essa medida não é devido a enchente do rio Acre.
“Foi uma parceria feita entre o estado do Acre e a prefeitura municipal de Rio Branco, aonde o estado vai entrar com a parte dos profissionais médicos e segurança pública, pois nós precisamos de segurança nesses locais. E o município de Rio Branco vai entrar com espaço físico, que é as unidades: as três Uraps, enfermeiro, técnico, medicamento, sala de vacinação, curativo e a sala de reidratação. Já é um período que pacientes estão procurando a reidratação”, explica Andrade.
Ela também alertou para possibilidade da unidade de saúde Maria Barroso ser suspensa, pois se o rio subir mais, será necessário fechar a unidade. “Porque a entrada da água nessa unidade vem por trás. E se necessário for nós vamos fechá-la”, acrescenta.
Apesar de algumas unidades de saúde estarem suspensas, a secretária pede tranquilidade a população, pois caso necessário, será aberto outras com horário estendido. ” Já é pensando principalmente na pós-cheia, porque se a gente conseguir fazer uma atenção básica preventiva bem feita nesse momento, nós não vamos ter sobrecarga na média e alta complexidade, ou seja, não vai ter aquela sobrecarga de muitas pessoas doente procurando leitos de internação”, finaliza.
Unidades de Saúde suspensas
A Prefeitura do Município de Rio Branco anunciou na tarde deste sábado,01, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o fechamento provisório de duas Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) e três de Unidade de Saúde da Família (USF), devido a elevação do nível do rio Acre.
A decisão partiu após a medição da Defesa Civil de Rio Branco registrar 17m40cm, com isso, alcançou grande parte da rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, onde é localizado a Urap Augusto Hidalgo de Lima e ainda a unidade Eduardo Assmar, localizada no Bairro do Quinze, em Rio Branco.
Com informações adicionais de Márcio Souza para TV Gazeta