A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), tornou público o Edital nº 51/2025, que trata do processo seletivo para o curso de Mestrado em Educação, com início das atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2026. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de janeiro.
Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas para a regional Tarauacá-Envira. Desse total, 26 vagas são destinadas a professores da rede pública municipal, estadual ou federal que atuam na regional, e 4 vagas são voltadas à comunidade em geral residente na região.

Na modalidade destinada aos professores da rede pública, é necessário anexar documentação que comprove o vínculo docente e a atuação na regional Tarauacá-Envira. Já os candidatos da comunidade em geral devem apresentar comprovante de residência na região.
O edital também prevê reserva de 25% das vagas para ações afirmativas, contemplando candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas trans. Ao todo, 8 vagas são reservadas, enquanto as demais 22 vagas são destinadas à ampla concorrência e demais demandas.
O processo seletivo será composto por três etapas eliminatórias: análise da pertinência da pesquisa, prova dissertativa de conhecimentos específicos na área da Educação e avaliação do projeto de pesquisa. Além disso, haverá uma etapa classificatória, referente à análise curricular.
Mais informações sobre o processo seletivo, critérios e cronograma podem ser consultadas no Edital, disponível no site da Ufac.
Matéria escrita por Aniely Cordeiro com supervisão de Gisele Almeida



