A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou, na terça-feira (7), o edital nº 59/2025, que torna público o processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de professores substitutos. As inscrições começaram no mesmo dia e seguem até 15 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 80.
De acordo com o edital, o processo seletivo destina-se ao Campus Universitário de Rio Branco e ao Campus Floresta de Cruzeiro do Sul. As provas serão realizadas de 27 de outubro a 11 de novembro, de forma presencial, no município correspondente a cada centro de ensino.
A seleção será supervisionada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e executada pela Comissão Organizadora de Processo Seletivo designada pela Reitoria da instituição. As fases do certame ficarão sob responsabilidade das bancas examinadoras de cada centro acadêmico.
O edital prevê que os candidatos aprovados poderão ser contratados em regime de 20 ou 40 horas semanais, conforme a necessidade da universidade. Os contratos terão duração variável, de acordo com o motivo da substituição, não podendo ultrapassar dois anos.

Isenção da taxa e reserva de vagas
Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que se enquadrem como membros de família de baixa renda podem solicitar isenção total da taxa de inscrição até as 23h59 do dia 9 de outubro. Também é possível solicitar isenção mediante comprovação de ser doador voluntário de medula óssea.
O edital também garante reserva de 5% das vagas que venham a surgir durante a validade do processo seletivo para pessoas com deficiência, conforme o Decreto nº 9.508/2018.
A seleção será composta por prova escrita e, a critério da banca, entrevista. O conteúdo programático varia de acordo com a área de conhecimento especificada nos anexos do edital.
O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de novembro de 2025, no portal da Pró-Reitoria de Graduação. No mesmo dia, a Prograd convocará os candidatos que concorreram pelas cotas raciais, indígenas e quilombolas para os procedimentos de heteroidentificação e validação documental, que ocorrerão em 13 de novembro.
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.



