A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Núcleo Recife do projeto “Mulheres Migrantes Negras em Diásporas no Brasil: Cartografia das Opressões”, lançou o edital 006/2024 para a seleção de 10 vagas de bolsas de Difusão do Conhecimento (ADC – 2A). As bolsas são voltadas para mulheres migrantes negras residentes na cidade de Rio Branco, com o objetivo de promover o apoio à difusão do conhecimento e a construção de redes entre mulheres migrantes.
O projeto, coordenado pela Universidade de Brasília (UNB) e com núcleos em seis cidades brasileiras, é parte de uma iniciativa aprovada na chamada 21/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva. As selecionadas terão direito a uma bolsa no valor de R$ 700,00, com duração de 12 meses, podendo ser renovada caso haja disponibilidade de recursos e alinhamento com os objetivos do projeto.
Critérios de participação
Para se candidatar, é necessário que as interessadas sejam mulheres migrantes negras, cisgênero ou transgênero, que residam em Rio Branco e tenham disponibilidade para dedicar 12 horas semanais às atividades propostas. Outros requisitos incluem possuir ou abrir conta no Banco do Brasil, falar português, espanhol ou inglês, e estar cadastrada na plataforma Lattes ou ter disponibilidade para se cadastrar.
Processo seletivo
A seleção será realizada em três etapas: análise dos documentos anexados na inscrição, análise da carta de intenção e entrevista on-line. Critérios como a coerência da carta, diversidade regional e linguística, e o perfil das candidatas em relação às atividades previstas serão levados em conta. Além disso, haverá pontuação adicional para candidatas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mães de filhos menores de idade, mulheres trans, lésbicas, acima de 40 anos, com deficiência ou migrantes internacionais.
As atividades a serem desenvolvidas incluem suporte na produção audiovisual, organização de seminários e exposições fotográficas, participação em oficinas de Fotografia e Direitos Humanos, e a criação da Rede de Mulheres Migrantes.
Inscrições e cronograma
As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2024, e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário online, disponível aqui, juntamente com o envio de documentos como identificação oficial, CPF, comprovante de residência e uma carta de intenção. O resultado final será divulgado no dia 24 de setembro nas redes sociais e no site da Ufac.
A coordenação do projeto no Acre, liderada por Valéria Rodrigues da Silva, destacou a importância da iniciativa como um espaço de visibilidade e empoderamento para mulheres migrantes negras, buscando mapear as diversas formas de opressão e criar redes de apoio e solidariedade.



