Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (7), a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, anunciaram a intenção de expandir o bônus regional para outros cursos da instituição por meio de um processo seletivo único. A medida surge a partir da experiência do curso de Medicina, que teve o benefício retirado e terá a implementação de um processo próprio.
Segundo as gestoras, o edital para o curso de Medicina, aprovado pelo Conselho Universitário da Ufac, será publicado até às 23h59 desta sexta-feira (7). A reitora disse que enfrentou desafios junto ao Ministério da Educação (MEC) para garantir a realização do processo seletivo.
“Essa questão do bônus de inclusão regional foi instituída no início da nossa gestão em 2018. Nós viemos ainda a uma luta, ano a ano, e final do ano passado, o Ministério da Educação notificou a reitoria, no final de novembro, que iria retirar o bônus de todos os cursos que estariam no Sisu. Ao receber essa notificação, nós convocamos o Conselho Universitário.”, afirma Aquino.