Comprovante de vacinação deve ser exigido para todos os segmentos da comunidade acadêmica
A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou na noite desta quinta-feira (03) um ofício que trata a respeito da decisão do Comitê Covid Ufac, sobre a retomada das aulas presenciais a partir do dia 21 de março, para Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Para chegar a essa decisão, o Comitê Covid Ufac observou que o estado está com um número crescente de cobertura vacinal contra a covid-19 na população que mora no Acre, além da redução dos casos graves e de mortes associados, e redução da sobrecarga sobre o sistema de saúde.
Vale salientar, que o uso de máscara durante todo o tempo de permanência nas instalações da Ufac será obrigatório em todos os ambientes. O comprovante de vacinação deve ser exigido para todos os segmentos da comunidade acadêmica: docentes, técnico-administrativos e discentes como requisitos obrigatório para frequentar presencialmente os ambientes da instituição.
A utilização dos espaços da Ufac deve respeitar seus limites de capacidade, sem a necessidade de adotar distanciamento físico entre os ocupantes, desde que se garanta que todos estejam vacinados e utilizando máscara.
Casos suspeitos de covid-19
Nos casos em que o servidor, terceirizado ou estagiário que esteja em atividade presencial e seja declarado suspeita ou confirmação de covid-19, o seguinte protocolo deve ser seguido:
- Deverá ser dispensado das atividades presenciais;
- Deverá ser orientado a ser direcionado para uma unidade de saúde;
- Comunicar a todos que tiveram contato com o indivíduo suspeito ou confirmado;
- Intensificar as medidas de descontaminação e higienização pertinentes no ambiente.