A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, nesta sexta-feira (26), a Jornada das Profissões 2025, um dos maiores eventos voltados para a integração entre comunidade acadêmica e sociedade. A programação será aberta às 7h30, no Teatro Universitário do Campus Sede, em Rio Branco, e segue até as 17h30.
O objetivo é aproximar os estudantes, especialmente do ensino médio, das diversas áreas do conhecimento oferecidas na instituição. Ao todo, cerca de 35 cursos de graduação estarão representados em estandes e atividades práticas, permitindo que os visitantes conheçam as possibilidades de carreira, além de vivenciarem experiências no ambiente universitário.
Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, a expectativa é receber mais de 3 mil alunos de escolas públicas e privadas da capital.
“Aproveito para convidar todos os estudantes do ensino médio para participar da nossa terceira edição da Jornada das Profissões. Cada ano o público cresce, e hoje aguardamos mais de 3 mil alunos. Eles vão encontrar estandes dos cursos de graduação, visitas guiadas ao Parque Zoobotânico, ao Complexo de Medicina Veterinária e aos laboratórios do campus. É uma ótima oportunidade para conhecer de perto os cursos e escolher aquele que mais se aproxima do desejo profissional de cada um”, destacou.
Um dos diferenciais do evento é que quem apresenta os cursos aos visitantes são os próprios estudantes da universidade, o que, segundo Damasceno, torna a experiência mais atrativa e próxima da realidade de quem está prestes a escolher a carreira.
“Esse é o ponto diferencial. Os cursos são apresentados pelos nossos próprios universitários, em um trabalho conjunto da Pró-Reitoria, coordenadores e estudantes. Fazemos tudo com muito carinho para receber esse público jovem e ajudá-lo a conhecer as oportunidades que a Ufac oferece”, completou.
A Jornada das Profissões é um espaço de troca e incentivo à formação superior, aproximando a universidade da comunidade estudantil no Acre.
Ver essa foto no Instagram
Com informações adicionais do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



