O governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), recebeu 26 unidades do medicamento Trastuzumabe Entansina, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), utilizado no tratamento do câncer de mama tipo R2 positivo. De acordo com o médico oncologista Rafael Teixeira, o medicamento será utilizado apenas em casos específicos da doença.
“São aqueles subtipos R2 positivo, que representam mais ou menos 20% de todos os casos de câncer de mama. O estudo que aprovou o medicamento e a indicação no SUS que efetivou a disponibilização é num cenário específico, o de câncer de mama, R2 positivo, e que não atingiu a resposta completa na quimioterapia no adjuvante. Operou e ainda tem doença, ainda ficou alguma lesão residual na peça”, explicou.
Essa é a primeira vez que o medicamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Acre. A remessa de 26 unidades ultrapassa mais de R$ 120 mil investidos pela Sesacre. De acordo com o secretário de Saúde estadual, Pedro Pascoal, o Acre é o primeiro estado da região norte a ser beneficiado.
“Essa medicação custa em torno de 20 mil reais cada tratamento e será fornecida de forma gratuita a todos os nossos pacientes do SUS. Anteriormente, o Estado fazia aquisição e disponibilizava, porém, não existia um ressarcimento do Governo Federal para o Estado do Acre. Hoje o Governo Federal centralizou a compra e o Estado do Acre foi o primeiro Estado a ser contemplado aqui na região norte com a entrega dessas medicações”, diz.
A Sesacre deve enviar a cada três meses uma relação ao Ministério da Saúde, informando quais são os pacientes que precisarão fazer uso desse medicamento. A partir disso, o Ministério da Saúde irá prepará-los e enviá-los ao Acre, para que eles possam ser aplicados em cada paciente que realmente necessita da sua aplicação. O assistente farmacêutico da Sesacre, Marcelo Xavier,
“Nesse primeiro momento, o governo federal mapeou os estados, que tem pacientes que fazem parte desse protocolo, que se encaixam nesse perfil de pacientes, e está fazendo esse envio hoje de 26 unidades, 13 de 100 miligramas e 13 de 160 miligramas”, disse.
A entrega deste novo medicamento reacende a esperança para aqueles que estão em tratamento.
Com informações do repórter Luan Rodrigo, para TV Gazeta



