O Ministério da Integração Nacional publicou duas portarias no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31) reconhecendo a situação de emergência de municípios de cinco estados brasileiros. São eles: Amazonas, Acre, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
No estado do Amazonas, inundações levaram as cidades da Manicoré, Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte a ter estado estado de emergência decretado. Sena Madureira (AC) e Juquiá (SP) também estão em emergência por conta das inundações no mês de fevereiro.
No Mato Grosso, o município de Arenápolis também sofreu com inundações no começo de março. Já os municípios Nova Bandeirantes, Santa Cruz do Xingu, São José dos Quatro Marcos tiveram chuvas intensas nos meses de fevereiro e março. São José do Rio Claro, também no Mato Grosso, teve enxurradas no final do mês de fevereiro.
Em Urucuia, em Minas Gerais, o problema foi de outra natureza: a escassez de chuvas provocou estiagem no final de janeiro.