Foto: Assecom da Prefeitura de Rio Branco
A Unidade de Referência em Atenção Primária – Urap, Eduardo Assmar, localizada no bairro Palheiral vai passar por reforma e ampliação devido ao programa de restauração das unidades que foram atingidas pela enchente do rio Acre e igarapés. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) espera entregar a unidade em quatro meses.
Com recursos da Prefeitura de Rio Branco, através da Semsa espera finalizar as obras no período de quatro meses. Além disso, todo prédio vai passar por reforma, mas algumas salas serão ampliadas, como: farmácia, consultórios odontológicos e a cozinha. Com a alta demanda a unidade atende atualmente cerca de 700 pacientes por dia vindos de 18 bairros da região, dentre eles a baixada da Sobral e a zona rural da estrada Transacreana.
“Fizemos uma estrutura para dividir os serviços para não sobrecarregar as unidades. Nós temos uma unidade USF porte dois que é o Mario Maia, localizada no bairro Cidade Nova em frente à antiga rodoviária. Lá teremos mais serviços por comportar maior quantidade de pessoas. E na USF menor colocamos uma quantidade menor de profissionais e assim atender a população que procura o serviço, ” explica Carlesandra Tavares, coordenadora de seguimento em saúde.
Em relação aos atendimentos nos próximos quatro meses, a coordenadora explica que cinco unidades de saúde próximas irão atender aos pacientes da Urap em reforma.
“A previsão é de quatro a cinco meses, temos tempo para poder iniciar e terminar a reforma. Acreditamos que tudo irá correr bem e como o previsto”, acrescenta a coordenadora.
As cinco unidades que estarão atendendo aos pacientes da Urap durante a reforma são:
- Unidade de Saúde Da Família, Maria De Fátima no Bairro Bahia Nova;
- Unidade Básica de Saúde do Bairro Aeroporto Velho;
- Unidade Básica de Saúde, Maria Verônica, no Preventório;
- Unidade Básica de Saúde, Raimundo Moreira no Bairro João Eduardo I;
- Centro de Saúde Gentil Perdomo, no Bairro Floresta.
Vai ficar a critério dos moradores dos bairros atendidos pela unidade em reforma, escolherem qual fica mais viável até a entrega do novo prédio.