A campanha de vacinação contra a gripe no Acre se encerra nesta sexta-feira (31) com estoques ainda elevados do imunizante. A partir de 1º de fevereiro, seguindo determinação do Ministério da Saúde, as doses remanescentes serão recolhidas em todo o país. A decisão foi tomada devido à baixa adesão da população, tanto durante a campanha oficial quanto no período de disponibilidade ampliada para todas as faixas etárias.
Com a nova estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, a distribuição de doses para o Acre sofrerá uma redução expressiva, passando de 400 mil para 150 mil vacinas anuais. A medida busca evitar o desperdício, uma vez que, apenas em 2024, cerca de 70 mil doses precisaram ser incineradas no estado. Neste início de 2025, o estoque ainda conta com mais de 100 mil doses disponíveis.
Apesar dos alertas das autoridades de saúde, a procura nas unidades segue baixa. Brenda Lima, técnica de enfermagem, reforça o chamado para aqueles que ainda não se imunizaram. “Ainda temos a influenza hoje e amanhã para aqueles que não tomaram a vacina de 2024, que foi iniciada em julho. Quem quiser, deve aproveitar, porque a vacina será recolhida”, destaca.
Para este ano, o Ministério da Saúde pretende retirar a campanha anual contra a gripe e adotar a vacinação apenas para grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Entre os que mantêm a imunização em dia, o aposentado Pedro Alves enfatiza a importância da vacina e critica a falta de conscientização de parte da população. “O pessoal tem que vir tomar vacina, né? A gente toma, os outros não tomam. É igual à dengue, a gente cuida do quintal, mas se o vizinho não cuidar, não adianta”, ressalta.
A vacinação contra a influenza segue disponível nos postos de saúde até esta sexta-feira e garante a oportunidade para aqueles que ainda não se imunizaram.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta.