A primeira noite do Festival da Macaxeira teve início nesta quarta-feira, 26, na Praça da Revolução. Apesar de ser a 1ª edição, o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (PL), deixa claro que a festividade vai ser fixa e fazer parte do calendário turístico de Rio Branco.
“Vai fazer parte do calendário turístico de Rio Branco. Esse festival é o primeiro e com certeza será o primeiro de muitos outros que virão, porque é a forma que a gente tem de mostrar o potencial que o nosso campo tem. Nós temos que produzir no campo, substituir os produtos importados, arroz, feijão, milho, derivados de leite, de milho, que a gente acaba gerando emprego lá fora. E nós temos que produzir aqui para gerar emprego aqui”, diz Bocalom.
Além disso, o prefeito destaca que o Festival da Macaxeira serve como uma vitrine para mostrar que a Prefeitura apoia do homem do campo. Segundo Bocalom, a macaxeira é o produto agrícola mais produzido e consumido no Estado, por isso merece reconhecimento.
“O Festival da Macaxeira representa para todos nós uma vitrine para mostrar que a Prefeitura de Rio Branco está apoiando o homem do campo. A macaxeira é o produto agrícola mais produzido e mais consumido aqui na nossa região do estado de Arte e Rio Branco. Por isso Festival da Macaxeira. Mas não significa dizer que aqui a gente não tenha amostra de arroz, de feijão, de milho, de café, de leite. É mostrar pra população toda o que é o campo. É esse o objetivo desse Festival”, afirma o prefeito.

Com várias atrações, os quatro dias do Festival promete fomentar a economia local. Nesta quarta-feira, noite de estreia, o cantor nacional Felipe Araújo se apresenta no palco principal. Para Bocalom, a Praça da Revolução vai ser pequena para o show.
“Nós esperamos um público muito grande, afinal de contas temos uma atração nacional, o Felipe Araújo. Não tenho dúvida nenhuma que isso aqui vai ser pequeno para poder ver o show do Felipe Araújo”, ressalta o prefeito da capital.
Acisa
O Festival da Macaxeira ocorre com uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). O presidente Marcello Moura pontua que esse é o primeiro evento a fazer alusão à produção rural e foi feito para homenagear as famílias que produzem no campo.
“É o primeiro evento com alusão à produção rural. Os eventos sempre são muito urbanos e esse não, a gente faz uma homenagem a toda produção rural em alusão ao plantio, o beneficiamento e industrialização da Macaxeira. É uma homenagem às famílias que produzem a macaxeira e beneficiam ela. É um evento feito com muito carinho, com muito capricho, com muito zelo da Prefeitura e da Associação comercial. É o primeiro evento, que eu espero que seja de muitos, e que vire uma tradição em Rio Branco e no Acre”, afirma Moura.
Matéria com produção do repórter Diogo José