Cruzmaltino faturou os dois turnos da competição
A final do Campeonato Acreano Sub-17 foi disputada nesta quinta-feira (15), no estádio Florestão, em Rio Branco, Acre. Atlético-AC e Vasco-AC decidiram o returno da competição. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar, Ryan marcou para o cruzmaltino e Thiago Ferraz empatou de pênalti, com isso a decisão foi para a disputa de penalidades. O Vasco venceu por 3 a 1 e conquistou o título da categoria vencendo os dois turnos.
O Atlético-AC teve maior posse de bola no primeiro tempo, mas quem levou perigo pela primeira vez na partida foi o Time da Cruz. Aos 9 minutos, em uma jogada pela esquerda a bola foi levantada na área e ficou na medida para Luan, o camisa 19 tentou cobrir Alex, mas não conseguiu. O troco do Galo veio aos 12, Arthur chutou de fora da área e a bola saiu à direita do gol vascaíno. Aos 13, com a bola alguns centímetros fora da marca regulamentar, escanteio pela direita e quase um gol olímpico para o Carijó. Aos 17, após bobeira da zaga cruzmaltina Arthur bateu prensado e a bola saiu pela linha de fundo. Apesar das chances criadas as equipes foram para o intervalo sem balançar as redes, 0 a 0.
Aos dois minutos do segundo tempo Saiuky cobrou escanteio pela intermediária esquerda, Luan raspou de cabeça dentro da área e a bola sobrou pra Rian cabecear abrindo o placar no Florestão. A equipe vascaína voltou com outra atitude no tempo complementar e criou boas oportunidades, mas sem conseguir concluir ao gol. O Galo buscava os contra-ataques e aos 27 minutos Eduardo invadiu a área vascaína e foi derrubado pelo goleiro Paiva, pênalti para o Atlético. Thiago Ferraz bateu firme no canto esquerdo e deixou tudo igual na decisão, 1 a 1.
Com o empate no tempo normal a decisão do returno foi para a disputa das penalidades. O Carijó precisava vencer para que o Vasco não conquistasse a competição de forma direta, já que foi o campeão do 1º turno. Apenas Thiago converteu a cobrança para a equipe celeste, o goleiro Paiva defendeu os chutes de Érick e Ruan, enquanto Eduardo mandou na trave. Cacá, Rian e Luan acertaram suas cobranças e decretaram a vitória do Vasco e consequentemente a conquista do inédito campeonato. O Cruz de Malta será o representante acreano na Copa do Brasil da categoria, que ainda não tem data definida para ser realizado.
Foto: Manoel Façanha.