A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Departamento de Pesquisa e Indicadores, divulgou os resultados de uma pesquisa realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, com o objetivo de mapear os preços de materiais escolares na capital acreana. O levantamento analisou 42 itens em seis estabelecimentos comerciais, entre papelarias e lojas, destacando variações de preços significativas.
Segundo Mark Brito, diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, o estudo foi dividido em três categorias e visa auxiliar os consumidores na escolha mais econômica durante as compras escolares. “Os pais que podem acessar nossa pesquisa no site da Seplan vão ter uma ideia do preço médio e da variação desse preço nesses seis estabelecimentos que a gente faz a pesquisa todos os anos. Ele é como se fosse um indicativo para que os pais formem a cesta de produtos da melhor forma possível e no menor preço possível”, explicou o diretor.
O levantamento revelou variações expressivas de preços, com destaque para um apontador de lápis, cujo valor foi encontrado por R$ 0,50 em um estabelecimento e por R$ 3,50 em outro – uma diferença de 680%. Ao todo, mais da metade dos produtos analisados apresentaram variações superiores a 100%.
“Um produto que custa 0,50 centavos numa loja e, em outra, 3,50. Uma variação de 680%, que é considerável. Para quem tem uma família grande com muitas crianças, isso acaba pesando muito no bolso na hora que a gente vai adquirir esses produtos”, ressaltou Mark Brito.
Entre os itens analisados, 25 tiveram variações acima de 100%, enquanto outros 17 apresentaram diferenças menores, mas ainda significativas, chegando a 88%.
Diante dos resultados, a Seplan pretende ampliar e aprimorar o levantamento no próximo ano, com o objetivo de oferecer informações ainda mais completas para os consumidores.
A lista completa com os preços médios e a variação percentual dos produtos está disponível no site oficial da Seplan.
Com informações do repórter Marilson Maia para TV Gazeta