Praticamente todas as pessoas estão sabendo sobre o que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia, pois todos os dias somos bombardeados com uma infinidade de diversas informações, em vários canais de comunicação, até as páginas de fofocas deram um tempo no reality do momento, para pode falar sobre esse assunto tão sério e polêmico.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou na madrugada da última quinta-feira (24), uma invasão a Ucrânia, com ataques aéreos em todo o país, principalmente na capital Kiev. A invasão tem como objetivo, proteger e defender as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk. Vale lembrar, que essas regiões se tornaram independentes na semana passada.
A indicação de hoje, é para te ajudar a entender essa história e motivações do conflito, o documentário Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom, é uma opção perfeita, principalmente se você curte mais aprender as coisas assistindo séries, filmes e documentários. E não se preocupa, esse documentário está disponível na Netflix, então não sai daqui.
A produção é dirigida pelo renomado cineasta norte-americano Evgeny Afineevsky, que foi nomeado ao Oscar 2016 na categoria de Melhor Documentário em Longa-metragem, porém perdeu para Amy, produção sobre a vida de Amy Winehouse.
Um documentário de tirar o fôlego, no início você pode ficar um pouco perdido, mas ao decorrer da história as peças vão se encaixando. Em 2004, o pró-russo o Viktor Yanukovych, foi eleito presidente da Ucrânia, mas acabaram descobrindo que tudo não tinha passado de manipulações para chegar ao poder. Após isso, a população foi as ruas, lutou, manifestou e o tirou do cargo, que na verdade, nunca tinha sido dele.
Mas aí ele não desistiu, em 2010 Viktor consegue se eleger. Aí você pensa como assim? Como a população apoiou esse cara? Por que um pró-russo ganharia a eleição… com o que ein?? Pensa… isso mesmo, com mentiras. Ele prometeu aos Ucranianos que iria fazer um tratado com a União Europeia de Livre Comércio, mas era “golpe”, só “balela”. Viktor Yanukovych não chegou nem perto de cumprir isso, e foi fazendo tudo contrário daquilo que a população queria – acordos com a Rússia.
“O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converte em noventa e três violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia”, diz a sinopse do documentário lançado em 2015.
O documentário trabalha isso muito bem, pois ele vai mostrando toda a gradação do manifesto, começou com pouquíssimos estudantes, que se divertiam, cantavam, mas lutavam por independência, e que foram surpreendidos com uma violência sem tamanho. O Viktor não estava para brincadeira, mandou os policias ir para o local do manifesto, e bateu nos manifestantes sem pena. E isso fez a população ir para casa? Não mesmo, vieram milhares de pessoas, foi dobrando, se multiplicando… Contudo, a situação não era nada fácil para os manifestantes, pois teve momentos em que os policias começaram usar balas de verdade, e não balas de borracha.
Com isso surgiu diversas mortes, pessoas feridas… Momentos em que você nem imagina. Mas eu não posso te contar tudo não é mesmo? Assiste, e se informa de uma forma interativa e dinâmica.
Se a curiosidade bateu, não perde a oportunidade de assistir esse grande documentário.
–
Curtiu a indicação? Se for assistir, poste uma foto e marque o nosso Instagram @agazeta.netac. e o meu pessoal @gisele_almeida000
–
Gisele Almeida é estudante de jornalismo e estagiária no site Agazeta.net