Será realizado no dia 9 de outubro, na Gameleira, em Rio Branco. A concentração será às 16h
“Maria, Mãe e Educadora”, esse é o tema de uma das expressões religiosas mais populares e tradicionais da Igreja Católica na Amazônia, o Círio de Nazaré. O evento ocorre anualmente, mas devido a pandemia da covid-19 ficou suspenso em 2020 e 2021. Porém, agora, será realizado no dia 9 de outubro, na Gameleira, em Rio Branco. A concentração será às 16h e o encontro das imagens às 17h.
Segundo o reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Manoel Costa, o retorno do Círio traz um sentimento de alegria e de esperança.
“Nos relembra que por mais difícil que sejam as fases da vida, são fases que passam e aqueles que com esperança continuam, não desistem, eles vencem as fases. Hoje, nós podemos fazer o Círio presencial graças a tantos que se ocuparam, que lutaram, que se doaram, que se entregaram para que nós pudéssemos vencer essa fase aguda da pandemia”, diz.
O tema desse ano segue em ligação com a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Educação”. Segundo o reitor, significa Maria aos pés da Cruz que foi dada por Jesus Crucificado como mãe, como descrito no apóstolo de João, simbolizando a unidade.
“Filho eis aí a tua mãe. Ela é mãe e foi dada por Jesus. Ao mesmo tempo, acompanha com a sua divina e materna proteção os filhos da Igreja. Nesse sentido é a mãe a educadora pelo seu testemunho de fé, ela nos educa para que a nossa vontade se iguale a vontade do Senhor”, explica.
Saiba mais sobre a programação
- Dia 05 – 6º dia de Novena: “A Palavra de Deus ensina, repreende e instrui na justiça para
a perfeição.” (cf. 1Tm 3, 16-17) Responsável: Catedral; - Dia 06 – 7º dia de Novena: “Não ocultei a tua justiça no meu coração.” (Sl 40, 11).
Responsável: Catedral; - Dia 07 – 8º dia de Novena: “O amor não faz nenhum mal ao próximo, pois o amor é o
cumprimento de toda a lei.” (Rm 13, 10) Responsável: Área Mis. Cidade do Povo; - Dia 08 – 9º dia de Novena: “Maria, mãe e educadora.” Responsável: Catedral
– Círio Musical. Hora: 20h;