A nova licitação deve ser lançada nos próximos 15 dias
Foto: Alder Marques
A Prefeitura de Rio Branco prepara processo de licitação para contratar nova empresa que vai operar o transporte coletivo na capital acreana. O contrato poderá ser de 10 anos e deve movimentar R$ 700 milhões.
A nova licitação deve ser lançada nos próximos 15 dias, essa é a promessa da direção do órgão Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito – RBTRANS. Para atrair as empresas do setor, a Prefeitura decidiu pagar os serviços pelos km rodados, pois atualmente é pelo número de passageiros.
“Nós tivemos a atitude de fazer a licitação por km rodados, que é o maior atrativo para todo e qualquer empresário no sistema de transporte coletivo urbano”, afirma o superintendente do RBTrans Benício Dias.
Quem foi gerir o sistema vai ter que manter diariamente 110 ônibus rodando com 10 de reserva, com essa quantidade de veículos é possível chegar a todos os itinerários da cidade.
Serão duas licitações, uma para a empresa que vai operar com os ônibus e a outra que vai gerenciar a bilhetagem eletrônica, essa deve ser ligada a bancos ou trabalhar com operações de crédito.
Atualmente 51 mil pessoas usam diariamente o sistema, a movimentação de vai e vem de usuários chega a 1,2 milhão por mês. A Prefeitura espera que em seis meses a capital já possa contar com as empresas que vão ficar em definitivo no sistema. Neste momento, a empresa Ricco Transportes trabalha de forma provisória, e vai ficar até que a Prefeitura assine o contrato com a vencedora da licitação.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta