O movimento é devido a falta de salário e outros impasses citados pelos motoristas
Salário atrasado, sem vale-transporte, férias não pagas, nada de 13º salário até o momento, além de condições precárias de trabalho. É assim que se encontra os motoristas de transporte escolar no Acre. Devido a essa atual situação, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades partir desta segunda-feira,19, por tempo indeterminado.
“Essa paralisação é estadual. Aqui em Rio Branco a gente veio pra cá paro o núcleo que é o que que se concentra mais carros. Mas por exemplo, em Brasiléia, Xapuri e Plácido de Castro, Acrelândia, está tudo parado”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas Estado do Acre, Antônio Neto.


De acordo com informações do presidente do Sinttpac, as empresas responsáveis por esse trabalho terceirizado são: Monteiro Soares e Tecnews.
“O pessoal do Monteiro & Soares entraram em contato, inclusive aos pagamentos que estavam faltando saíram hoje. Então falta o VR [ vale refeição] sair da Monteiro. Agora, a Tecnews não se manifestou. Além disso, pedimos ao Governador que se sensibilize com os trabalhadores que estão sem receber”, acrescenta Neto.
Outro problema relatado pelos funcionários é a falta de pagamento nos finais de semana em que eles trabalham. Além disso, também não entregam refeições, e nem suporte para a condução, pois muitos deles acabam indo por conta própria.
“Final de semana quando eles precisam do motorista para trabalhar, para algum evento, carregar aluno, eles não pagam esse sábado e domingo e tem o deslocamento quando precisa trazer carro pra Rio Branco, as vezes para consertar ou coisa desse tipo, os trabalhadores vêm por conta própria. Não dão refeição, não dão uma hospedagem, nada. Então, o cara vem com o dinheiro do bolso dele e que já não tem, porque o salário já está praticamente todo mês atrasado”, destaca o presidente.
Para entender melhor a situação das estradas, ele encaminhou um vídeo que mostra a dificuldades que os motoristas têm nas estradas.
“Não chegou no período do inverno, mas os motoristas atolam direto. Péssimas condições dos ramais. Infelizmente o nosso estado tem essa parte de ramais que realmente o inverno amazônico é meio complicado”, finaliza Neto.
Clique aqui e veja o vídeo:
A equipe de reportagem da TV Gazeta entrou em contato com as empresas responsáveis pelo serviço, mas apenas a Monteiro Soares respondeu sobre o assunto, enquanto que a TecNews não atendeu a ligação. Já Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) respondeu sobre a situação. Confira as notas na íntegra:
SEE
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informa que os repasses referentes aos contratos com as empresas Monteiro e Soares e TecNews, prestadoras de serviço para o posto de motorista para o transporte escolar da rede estadual de ensino estão regulares. Não há pendências.
A empresa Monteiro e Soares está com os pagamentos dos salários e décimo terceiro (parcela integral) efetivados. A TecNews está com o pagamento da primeira parcela do 13º e salário pagos, faltando apenas a 2ª parcela do décimo terceiro, cujo prazo legal é até amanhã, 20, para ser efetivado.
Monteiro & Soares
A Empresa Monteiro & Soares Repudia a Açao feita pelo sindicato, pois as Razoes pelo qual eles obrigaram alguns motoristas a paralisarem suas atividades nao prospera, tendo em vista que os salarios de novembro foras todos pagos ainda na semana anterior e somos a unica empresa terceirizada que ja pagou os seus colaboradores o decimo terceiro integral antes mesmo do propio servidor publico, o reajuste aqui pleiteado depende de tramites entre see pge pois estamos em final de exercicio e o Estado esta trabalhando para garantir o valor pactuado. portanto a unica Coisa que esta em atraso e o vale alimentaçao do mes de Novembro que sera pago ate a data de quarta feira 21/12/2022. vale ressaltar ainda que apenas dois municipios estao com parte das rotas paradas Placido de castro e Capixaba e Rio Brando duas rotas nao estao funcionando em virtude de bloqueio do sundicato os demais esta funcionando normalmente.