Alunos de todo o país aguardam ansiosos os resultados dos vestibulares, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), SISU (Sistema de Seleção Unificada) e PAS (Programa de Avaliação Seriada); pois a aprovação determinada uma mudança de vida.
Ingressar no ensino superior é a materialização de um sonho, sinaliza o ingresso na vida adulta, você – ao final do curso – será um profissional, em busca de trabalho para seu próprio sustento. Já os que não forem aprovados precisarão se organizar para continuar estudando ou para ir em busca de uma oportunidade de trabalho, há aqueles que tentam conciliar trabalho de dia e cursinho a noite.
Todas essas incertezas e responsabilidades geram uma ansiedade enorme, afinal esse candidato se preparou por toda sua vida para esse momento, foram no mínimo 12 anos de estudos na educação básica para realizar uma prova, um exame que pudesse garantir a vaga na universidade. Estamos falando de sonhos, projetos, vidas e não de resultados apenas.
Cada estudante tem uma forma única de lidar com todas essas emoções e pressões que lhes são impostas, por isso pais, familiares, amigos precisam apoiar e incentivar esses candidatos em busca de uma vaga no ensino superior. Ouve-se muitas críticas…”ahhh o aluno passou em uma universidade particular, vai pagar, então por isso passou, ou porque particular é fácil”; que comentário tóxico é esse? Toda vitória e conquista deve ser celebrada, só o aluno que estudou e lutou até ingressar sabe as dores do percurso, não permita que ninguém diminua sua conquista.
Ainda há aqueles que dizem…”tentou por 5 anos entrar para medicina, devia desistir, porque nunca vai entrar… nesse tempo todo já estaria formado em outro curso superior”; que isso??? Quem tem autoridade para dizer que alguém não é capaz de conquistar um sonho… eu respondo: Ninguém!!! Portanto, independente do curso que você deseje, lute por ele, dedique-se; porque eu acredito em você e quem acredita sempre alcança.
Os jornais estão repletos de notícias de pessoas que tentaram por 12 anos, 9 anos para ingressar em medicina, outros que sem recursos faziam faxina para pagar o cursinho e estudavam dentro de um banheiro em um posto de gasolina; somente quem passou por tudo isso sabe o preço de um sonho, então não desista dos seus objetivos, independente dos obstáculos.
Você pode pensar que o tempo é um vilão, ele não para; porém se nos concentrarmos na jornada, e não apenas no destino final; o tempo é um aliado. O percurso nos ensina, nos permite errar, ajuda a estabelecer novas relações sociais, traz maturidade, permite que possamos nos conhecer mais e melhor. Por isso, muitos dizem o tempo é relativo.
Enfim, a aprovação é o que todos desejamos, entretanto, enquanto ela não vem, não sejam duros conosco, nem pessimista, é apenas uma prova. Você tem um percurso inteiro a percorrer… tem provas todos os anos, não se sinta derrotado, envergonhado ou constrangido; porque você tentou, fez seu melhor e ainda não é o fim. O seu destino é a aprovação… pense nisso!
–
Por Mireile Pacheco França Costa – Dra. da Redação
@professoramireilecosta – https://www.doutoradaredacao.com.br/