Após o desabamento da Ponte Frei Paolino Baldassari, em Sena Madureira, o vereador e presidente do PT no Acre, André Kamai, afirmou que a prioridade neste momento deve ser garantir uma solução para a população do município e defendeu uma atuação conjunta entre os governos estadual e federal.
Durante entrevista ao programa Gazeta Entrevista, Kamai destacou a articulação feita pelo ex-governador Jorge Viana (PT) junto ao Ministério dos Transportes e ressaltou que a visita do ministro George Santoro ao Acre, marcada para o próximo dia 15 de junho, pode ser decisiva para encaminhar medidas emergenciais.
“O povo não tem nada a ver com isso, não pode ser penalizado por essa questão”, afirmou.
Segundo o vereador, logo após a tragédia, Jorge Viana entrou em contato com o governo federal em busca de apoio para o município.
“Essa é a hora de ajudar. Você vê uma situação, uma tragédia como essa, e tem que buscar ajuda. Foi o que o Jorge fez, conversou com o ministro, e ele se comprometeu a estar aqui no dia 15, com técnicos e pessoas para ver o que pode ser feito”, disse.
Kamai acredita que, dependendo do resultado das investigações e da definição das responsabilidades pelo colapso da estrutura, o governo federal poderá colaborar diretamente na reconstrução e em outras medidas necessárias.
“Se o Estado tiver que agir de forma direta para resolver essa questão, inclusive de forma mais imediata, é possível que o governo federal possa colaborar e ajudar, sendo solidário ao povo de Sena Madureira e ao povo do Acre, como o presidente Lula sempre foi”, acrescentou.
Tragédia interrompeu principal ligação da cidade
A Ponte Frei Paolino Baldassari desabou na noite da última sexta-feira (5), um dia após ser interditada por apresentar rachaduras. Inaugurada em dezembro de 2023, a estrutura de 232 metros ligava o Centro de Sena Madureira ao Segundo Distrito do município.

Cerca de 60% da ponte cedeu sobre o Rio Iaco. Quatro pessoas ficaram feridas após ultrapassarem o bloqueio de segurança. Entre elas está o ex-juiz Edinaldo Muniz dos Santos, que permanece em estado grave.
Atualmente, a travessia entre os dois lados da cidade é realizada de forma provisória por meio de catraias.
A principal hipótese analisada pelos órgãos responsáveis aponta para problemas relacionados ao fenômeno das “terras caídas”, processo de erosão comum em áreas ribeirinhas da Amazônia. Paralelamente, a Polícia Civil e o Ministério Público do Acre instauraram procedimentos para apurar as causas do desabamento e eventuais responsabilidades.
Para André Kamai, independentemente do resultado das investigações, a prioridade deve ser restabelecer a normalidade para a população.
“As responsabilidades precisam ser investigadas. Agora, o povo não tem nada a ver com isso. Essa vinda do ministro vai ser crucial para deixar encaminhada uma solução em cooperação entre o governo federal e o governo do Estado”, concluiu.



