Foto: Arquivo/ASN
Através do Diário Oficial do Estado (DOE), o Governo do Acre divulgou nesta quinta-feira, 22, o decreto que estabelece a situação de emergência na Saúde em decorrência do surto de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG. A medida é tomada pelo aumento na procura das redes de saúde para atendimento de sintomas gripais.
Considera-se ainda o número elevado de casos graves que precisam de internações em leitos de terapia intensiva, que pode levar a uma superlotação. Além disso, a situação é agravada pela baixa cobertura vacinal em crianças no Estado. De acordo com Pedro Pascal, Secretário de Saúde do Estado, “Esse decreto acaba agindo em ação estratégica para que o Ministério da Saúde subsidie financeiramente a abertura de novos leitos para que a gente consiga atender e assistir nossas crianças”, afirmou.
A partir disto, a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE) ficará na responsabilidade de coordenar medidas para atuar no enfrentamento da situação de emergência. Para entender mais das Síndromes Gripais, assista também a entrevista sobre o assunto disponível aqui no site agazeta.net.