Terceiro detento dos que fugiram do complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC) foi capturado na madrugada desta sexta-feira (3). Ele e mais sete presos participaram de um ato de fuga na noite desta quinta-feira, seis deles conseguiram escapar e dois foram detidos antes de concluírem a ação.
O homem capturado esta manhã foi identificado como José Elisson da Silva Mendonça e com ele, já somam três capturados. Ele foi encontrado e detido novamente em região de mata densa e já foi reencaminhado para a penitenciária.
Logo após a fuga, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Penal (PP) começaram com as buscas. Elas começaram com a interdição das vias de acesso a penitenciária e várias viaturas ficaram posicionadas em várias regiões próximas às matas em que os detentos fugiram.
Qualquer pessoa que entrava ou saía de carro, moto, ônibus ou a pé era notificada e revistada. A polícia acredita que os presos tiveram ajuda de pessoas externas. Portanto, as investigações estão abrangendo toda a população da região próxima ao Custódio Freire.
Todos os detentos eram do Pavilhão P, e segundo a polícia, essa ala é uma das mais frágeis com relação a segurança do presídio. Eles se aproveitaram dessa fragilidade, cavaram um túnel pela parede e em seguida pularam o muro. Além disso, o ato premeditado ocorreu no momento do intervalo dos cães de guarda. Portanto, os cães não estavam onde deveriam.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) publicou nesta sexta-feira (03) uma nota oficial para esclarecer as informações referente a fuga dos detentos da penitenciária Francisco de Oliveira Conde que ocorreu na tarde desta quinta-feira (02). Ao todo, oito presos tentaram realizar a fuga, no entanto dois deles foram capturados antes de escapar.
Até o momento, os foragidos são:
1.Marduqueu Gomes Fernando Junior
- Cézar Augusto Gomes de Souza
- Matheus Gomes do Nascimento
- Rafael Pereira oliveira
- Cristóvão Silva da Rocha