O governo do estado do Acre anunciou nesta sexta-feira (05), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), uma medida que dispõe sobre as condições de repouso dos profissionais de saúde durante o horário de trabalho. Com isso, as instituições públicas e privadas que oferecem serviços de saúde serão obrigadas a fornecer condições adequadas de repouso para os profissionais.
Os critérios são os profissionais com jornadas de trabalho ininterruptas e para os que atuam por longos regimes de plantão. Além disso, de acordo com o regulamento, os locais de repouso destinados aos profissionais de enfermagem devem atender a uma série de requisitos.
Eles devem ser especificamente designados para o descanso dos profissionais de saúde, ser arejados, ter mobiliário adequado, oferecer conforto térmico e sem intervenção sonora, com instalações sanitárias e ter uma área útil compatível com a quantidade de profissionais que estão em serviço diariamente.
A medida visa garantir o bem-estar e a saúde dos profissionais de saúde, e reconhecer a importância do descanso adequado para o desempenho de suas funções. Além disso, busca assegurar um ambiente propício para o repouso e contribuir para a qualidade de vida desses profissionais.
A nova medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (05), data de sua publicação no Diário Oficial do Estado. Ela é mais um passo importante para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde do Estado.