O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, decretou na manhã desta sexta-feira (23), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), a situação anormal, caracterizada como situação de de emergência nas áreas do município de Assis Brasil pela ocorrência de enxurradas e enchentes.
A decisão foi necessária devido aos dois Igarapés, entre eles, o Igarapé Cascata e o Igarapé da Onça, os quais cortam a cidade de Assis Brasil, transbordaram e atingiram casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos. Além disso, considerando que na zona rural a enxurrada cobriu diversas pontes nos ramais, destacando principalmente o Igarapé São Pedro.
A Defesa Civil Municipal confirmou que quatro bairros foram atingidos pela enchente e enxurrada na manhã de desta quinta-feira (22), e há também informações de que aproximadamente mais de 250 pessoas atingidas, conforme levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Gabinete do Prefeito.
Por isso o decreto é necessário, pois consideram também a necessidade premente de se adotar medidas de proteção e garantir a segurança global da população que habita essas áreas e de que o município de Assis Brasil necessita de apoio para arcar com os custos nas ações de socorro e assistência.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução
Além disso, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos e doações, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito.
Bairros atingidos:
- Centro;
- Cascata;
- Plácido de Castro;
- e Bairro Bela Vista