A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) anunciou, em comunicado público divulgado nesta sexta-feira (26), a suspensão do Calendário Institucional 2024 em decorrência da greve nacional de técnicos administrativos e docentes da Educação Básica, Científica e Tecnológica (EBTT).
Durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifac (Consu), realizada hoje, a suspensão do calendário foi aprovada por maioria absoluta. Os conselheiros, representantes de alunos, servidores técnicos e docentes, do Sinasefe, dos egressos e da comunidade externa, deliberaram sobre a medida após a presidente do Consu, reitora Rosana Cavalcante dos Santos, apresentar a pauta.
Os diretores de campi, convocados para a reunião, posicionaram-se favoráveis à suspensão dos calendários acadêmicos. A decisão foi tomada em um ambiente de transparência, com a reunião do Conselho Superior sendo transmitida pelo canal oficial do Ifac no YouTube, em cumprimento aos princípios constitucionais de dar publicidade aos atos da Administração Pública.
Segundo a deliberação, as aulas nos seis campi do Ifac estão temporariamente suspensas, com a recuperação das atividades prevista para após o término da greve. As atividades essenciais e inadiáveis serão mantidas, seguindo as deliberações dos Comandos de Greve Locais.
O Conselho Superior do Ifac é o órgão máximo da instituição, estabelecido pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, com competências normativas, consultivas e deliberativas. As representações que compõem o Consu incluem diversos segmentos da comunidade acadêmica e institucional.