Com a proximidade das eleições municipais de Rio Branco, com primeiro turno previsto para ocorrer dia 6 de outubro, os partidos políticos começam a definir os candidatos e estratégias para a disputa da Prefeitura da capital acreana.
Mesmo com pouco mais de quatro meses para o pleito, três nomes já estão oficialmente na corrida eleitoral, Tião Bocalom (PL), Marcos Alexandre (MDB) e Emerson Jarude (Novo). O atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou a pré-candidatura à reeleição, e terá Alysson Bestene, do Progressista, como vice na chapa. A união entre os partidos só foi concretizada após negociações e acordos entre as legendas, no último sábado (25).
Tião Bocalom ressaltou o processo de diálogo e entendimento que resultou na formação da chapa, com destaque para a importância das alianças partidárias e o compromisso com a boa gestão dos recursos públicos pautada em princípios éticos e cristãos. A coligação “União Brasil, Podemos, PSDB, DC, Solidariedade, PDT e Cidadania” reforça a união em torno da candidatura à Prefeitura.
“E a nossa direita está cada vez se fortalecendo mais para que a gente possa mostrar ao Acre, ao Brasil e, principalmente, a nossa querida Rio Branco que quando a gente cuida bem do dinheiro público, trata de forma honesta, séria e usando sempre os princípios cristãos para nos guiar no sentido de a gente poder fazer uma boa gestão e fazer o dinheiro render, não tenho dúvida nenhuma que vai dar certo e está dando certo”, destaca o prefeito.
Outro candidato oficialmente na disputa é o ex-prefeito Marcos Alexandre, que lidera uma coligação composta por MDB, PRD, PSD, PV, PCdoB, PSB, PT, PSOL, Rede e Agir. Com experiência na gestão municipal, o ex-petistas ressalta a trajetória, resultados obtidos em mandatos anteriores e o compromisso com a resolução dos problemas enfrentados pela cidade.
Alexandre, que foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018, enfrenta a corrida eleitoral com a motivação de proporcionar mudanças e melhorias para a população, ouvindo as demandas e os anseios da comunidade. O histórico de trabalho dele junto à população e a presença ativa nos bairros são pontos destacados em sua pré-candidatura.
“Não temos ainda a discussão de vice, o entendimento nosso é que essa discussão vai ocorrer 15 dias antes da convenção. Então, o MDB lidera esse arco de alianças e nós, na última reunião que tivemos com todos os partidos, chegamos a esse entendimento. A gente também tem essa caminhada do mês de junho, a construção do plano de governo, eu tenho feito isso pessoalmente, andado nos bairros, conversado com as pessoas. A nossa preocupação principal é em resolver os problemas da cidade”, comenta o ex-prefeito.
Além dos dois nomes já confirmados, o pré-candidato Emerson Jarude, do Novo, também está na disputa na representação do partido na corrida eleitoral. Jarude, que não pôde ser contatado devido a uma viagem, integra o cenário político da capital acreana na disputa pela Prefeitura.
Matéria produzida em vídeo pela repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta



