As matrículas para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram abertas nesta segunda-feira, 24 de junho, em todo o estado. A EJA, que tem como objetivo criar um espaço de valorização da história e identidade de cada estudante, oferece a oportunidade para que todos, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual, religião ou condição socioeconômica, possam concluir os estudos.
Os interessados em se matricular devem procurar a escola estadual mais próxima que ofereça a modalidade EJA até o dia 26 de julho, levando documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar. Na capital, Rio Branco, 25 escolas oferecem a modalidade, sendo 20 em áreas urbanas e 5 em áreas rurais.
A idade mínima para matrícula é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de agosto.
O secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho, enfatizou a importância da EJA como uma oportunidade inclusiva e acessível para aqueles que não puderam concluir seus estudos no tempo regular. “É uma segunda chance para a formação acadêmica que contribui para a inserção no mercado de trabalho, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania”, destacou o secretário.
A EJA tem se mostrado uma ferramenta essencial na promoção da educação inclusiva, proporcionando a retomada dos estudos para muitos cidadãos que buscam melhores oportunidades e uma maior qualidade de vida.